(
DINO - 28 out, 2015) - No primeiro ano de faculdade os jovens estão cheios de sonhos na carreira escolhida. Entretanto, este não foi o caso de Vincenzo Papariello Júnior. Assim que ele entrou no curso de engenharia elétrica, já decidiu que não queria nada daquilo. Na verdade, seu objetivo era outro: entrar para o serviço público.
"Eu tinha o exemplo em casa. Minha mãe era concursada, trabalhava seis horas por dia e ganhava um bom salário. Já meu pai trabalhava doze horas diárias e quase não ficava em casa. Não queria ser assim. Tanto que me formei pensando em prestar concursos", comenta Vincenzo.
Isso foi em 1999. De lá para cá foram onze concursos prestados, com aprovação em oito deles. Foi o primeiro colocado no exame da CGU (Controladoria Geral da União) em 2002, décimo no TCU (Tribunal de Contas da União) no mesmo ano e, finalmente, terceiro lugar para o cargo de Consultor do Senado Federal, profissão que ocupa hoje.
Qual o segredo para tanto sucesso? "Não tem mistério. Ao conhecer novas práticas de estudo eu as testava em concursos, até criar um método que funcionava para mim", confirma. Mas esse modelo passa longe das aulas tradicionais em cursinhos, com a absorção de conhecimento teórico. Vincenzo aposta no acompanhamento e na realização de provas e simulados para inserir o candidato no contexto da prova.
Esse desempenho impressionou amigos e familiares. Já como servidor público, ele ajudou a ex-namorada em um concurso do TCU, e ela passou. Dois anos depois, ajudou um irmão, que fez a mesma prova e também foi aprovado. As histórias de sucesso se sucediam e mostraram um novo caminho para Vincenzo. "Percebi que meu método poderia ajudar outras pessoas".
Dessa forma, com um grupo de amigos, fundou a VP Concursos em 2013, uma empresa especializada em consultoria e coaching para exames e concursos públicos. Agora, ele também contribui para que outras pessoas consigam realizar o sonho de desfrutar de um bom salário, estabilidade no emprego e horário de trabalho flexível.