Releases 21/06/2018 - 10:09

Como o Instagram está se tornando a maior vitrine social da atualidade


Recife, PE--(DINO - 21 jun, 2018) -
Foi difícil se dar conta na época, mas há oito anos nascia a ferramenta que se tornaria uma das maiores referências de sucesso em marketing digital: o Instagram.

A ideia inicial era simples, foi se aperfeiçoando com o tempo e rapidamente ganhou o gosto dos heavy users das redes sociais. Inovação, modernidade e experiência do usuário são alguns dos aspectos que o Instagram é especialista e que cria, com recursos atualizados praticamente a cada mês, novas formas de se relacionar dentro da ferramenta.

A recente marca de 1 bilhão de usuários mensais ativos na plataforma foi atingida menos de um ano depois da rede social anunciar os 800 milhões, em setembro de 2017. Atrás apenas do Facebook, e depois da baixa no alcance que a rede sofreu nos últimos anos, o Instagram vem se consolidando como a maior rede social para engajar usuários - como já anunciava a Forbes em 2017.

Os números não mentem

O Instagram mostra que tem grande capacidade de se adaptar ao que o público tem procurado. Hoje a rede é o carro-chefe dos influenciadores digitais, que são responsáveis por boa parte do conteúdo consumido nas redes.

E não só os digital influencers viram boa oportunidade no aplicativo: 80% das contas no Instagram seguem pelo menos uma empresa e 59% das contas no Brasil já compraram algum produto ou descobriram alguma marca pela plataforma.

O Brasil é, inclusive, o segundo maior mercado mercado do Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Prato cheio para as empresas

Com todos esses números e o crescimento exponencial que vem deixando as outras redes para trás, o Instagram percebeu bem rápido que precisava correr atrás dos clientes que fazem o dinheiro girar na rede social: as empresas.

Marcação de produtos

Uma das mais importantes atualizações nesse sentido é a marcação de produtos. Agora, as contas classificadas como business que tenham lojas aprovadas no Facebook já podem marcar seus produtos - assim como se marca amigos - e tornar bem mais rápido e simples o processo de compra por parte dos usuários.

O Instagram já está, inclusive, testando o pagamento direto na ferramenta com alguns perfis parceiros, como é o caso do @row34. Assim, ganham as empresas, que conseguem diminuir o trabalho do cliente em adquirir um produto, e ganha o usuário, que fecha a compra sem precisar sair do aplicativo.

Mensagens diretas rápidas

Empresas que conseguem responder seus usuários de forma rápida e com qualidade saem na frente quando o assunto é atendimento ao cliente. E o Instagram tratou logo de pensar em algo para ajudar nisso. A plataforma já anunciou oficialmente, mas o recurso ainda está pra chegar no Brasil: as respostas rápidas via direct.

Cada perfil business vai poder configurar respostas prontas de acordo com as próprias necessidades para que o atendimento ao cliente seja mais rápido e efetivo.

Experiência do usuário em primeiro lugar

Uma frase muito comum para quem trabalha em redes sociais também se aplica ao Instagram: tudo é teste. E se os usuários reclamam, o Instagram analisa e, vendo um cenário bom para a plataforma, aplica suas mudanças. Isso comprova como a ferramenta pensa sempre em melhorar a experiência do usuário, fato que resultou nas últimas atualizações na rede:

Feed cronológico

Quando atualizou o algoritmo em 2016 para exibir publicações por relevância e não mais por ordem cronológica, a ferramenta foi bastante criticada. Ainda que tenha insistido nisso por muito tempo, recentemente o Instagram anunciou que mostraria posts mais atuais com prioridade.

O algoritmo de relevância não morreu, foi apenas melhorado com base no que o público tanto pediu. Agora, ele mistura relevância com cronologia, melhorando a experiência na rede.

Botão mute

Aprimorar a experiência é também estar atento ao que os usuários pedem com frequência. Um desses pedidos foi o botão "mute", recurso que já existe no Facebook, em que é possível parar de seguir uma pessoa sem precisar desfazer a amizade. Atendendo a pedidos, o Instagram liberou a funcionalidade para os brasileiros neste mês.

Seguir por hashtag

Pensando em adequar ainda mais os conteúdos mostrados no feed aos interesses do usuário, o Instagram lançou, no fim do ano passado, a função de seguir por hashtag. Com ela, é possível encontrar no feed comum e nos Stories temas escolhidos pelo próprio dono do perfil.

Assim, além de reunir dados de interesses por meio das interações na ferramenta, o usuário consegue dizer ao Instagram quais são seus assuntos preferidos, pra que o algoritmo faça o trabalho de procurar conteúdos que tenham mais a ver com aquela pessoa.

Atualizações para Stories

Recurso nativo da plataforma que já conta com 300 milhões de usuários ativos, o Instagram Stories não podia ficar de fora das investidas da rede social. Uma atualização deste ano na plataforma permite subir mídias de qualquer tamanho nos Stories, não apenas na proporção clássica de 9:16. Agora é possível adequar todas as fotos e vídeos upadas pela galeria do celular de forma livre.

Mas nem toda atualização é bem recebida. Um dos recursos mais polêmicos que estava em testes desde janeiro foi a notificação enviada por DM quando um usuário tirava print de uma história. Atendendo às várias reclamações do público, o Instagram anunciou recentemente que não vai mais implementar a atualização.

O Instagram pensa à frente

Não basta apenas ser dono da tecnologia, é preciso inovar. Assim foi a criação das enquetes em 2017, um dos recursos mais usados nos Stories até hoje. Neste ano, o Instagram foi um pouco além. Os donos de duas grandes plataformas de comunicação como o Facebook e Whatsapp sabem o poder de comunicação de um simples emoji.  

Foi por isso que a plataforma surgiu com outro tipo de enquete: o emoji slider. Agora é possível fazer uma pergunta e escolher um emoji pra que as pessoas o deslizem através de uma barra, votando qualitativamente.

Antecipar como as pessoas gostam de interagir e usar a rede é uma expertise valiosa para qualquer empresa e, no caso do Instagram, é o que fez a rede se transformar em um case de marketing digital que só cresce a cada ano e promete deixar os concorrentes cada vez mais preocupados.

 



Website: http://www.postgrain.com