Releases 13/04/2016 - 11:00

Arquitetos empreendedores encontram espaço para inovar na crise


São Paulo--(DINO - 13 abr, 2016) - Esse desafio inspirou os sócios de dois mais conceituados escritórios de arquitetura, o Candossim e Cabana (www.candossimcabana.com.br) e o Design Novarejo (www.novarejo.com.br. Com a ideia de criar uma solução para esse nicho específico, Margaret Candossim e Marcos Morrone convidaram outros talentos: Flavio Machado e Fernando Teixeira, recém-chegado do MIT, berço do empreendedorismo nos EUA.

"A startup Loja4D começou com o desejo dos arquitetos de levar a inteligência que eles entregam para os grandes lojistas de material de construção, também para os pequenos e médios comerciantes. Eles confirmaram que a tecnologia daria esse impulso. Fomos além, não só aplicamos tecnologia como também gestão e inovação no modelo das startups, montando módulos, com escala, a custo baixo. Foram meses estruturando esses processos, comprando tecnologia e capacitando fornecedores para essa tarefa. Hoje a Loja4D é uma realidade. Nós empacotamos um serviço artesanal em um jeito 'produto' de ser", destaca Teixeira.
Sem pensar em crise

Apesar do momento instável da economia, os lojistas desse segmento precisam manter-se competitivos e atraentes para levar aos seus clientes tudo que precisam, com preços justos e ofertando um mix diversificado de produtos."Esse lojista enfrenta a concorrência com outros tipos de comércio, já que os supermercados e lojinhas de bairro passaram a ter pequenos itens do setor de materiais de construção em suas respectivas gôndolas. Portanto, precisam estar atentos, bem estruturados e encantar seus clientes para manter as vendas", explica Margaret Candossim, uma das sócias da Loja4D.

Segundo a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), estima-se cerca de 170 mil lojistas nesse segmento hoje no Brasil, mais de 90% desse universo estão representados por lojas de rua, com gestão familiar. Isso motivou a criação desse novo business que já entra em operação com uma série de fornecedores cadastrados. A Loja4D apóia-se em importantes atributos: tecnologia de ponta e visão estratégica do mercado de construção civil. "Nosso compromisso é o de ajudar a transformar em apenas 4 dias a realidade de uma loja", explica Margaret Candossim, sócia da Candossim e Cabana.

Capazes de avaliar rapidamente o perfil de uma loja, o trabalho parte de um diagnóstico aprofundado e de um planejamento preciso, que acontecem com a loja operando normalmente, sem afetar sua rotina. "Definidas as mudanças necessárias, o novo layout e melhorias que serão feitas, em 4 dias uma equipe de profissionais altamente experientes e fornecedores certificados trabalham em ritmo intenso para 'virar' a loja e ela poder, no 5º dia, voltar a atender seus clientes, com novo visual, alinhada aos conceitos de gerenciamento de categoria para gestão das gôndolas e um fluxo interno muito mais inteligente e produtivo", explica Marcos Morrone, sócio-diretor da Design Novarejo.

Conceito validado

A solução que a Loja4D apresenta agora ao mercado é mensurável e tem um projeto piloto para sustentar seus argumento. A loja MB, localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP), com 500 m² teve seu ambiente todo repaginado recentemente, com os conceitos inovadores que os arquitetos propõem. "Já nos primeiros dias de funcionamento pós mudança, a MB registrou aumento de 20% em suas vendas, além de forte incremento nas categorias de melhor margem", destaca Morrone.

Movimento pensado
Há mais de um ano os sócios estudam esse mercado e as oportunidades para novas iniciativas. Com formação em Marketing e MBA, os arquitetos e demais sócios mergulharam no estudo de um uma solução que pudesse ser acessível para os pequenos e médios lojistas e ao mesmo tempo se viabilizasse como negócio. O investimento inicial foi de aproximadamente R$ 500 mil, sendo grande parte deste valor capturada através de cotas de patrocínio com as empresas do setor: Metal Light Gôndolas, Espaço Único, Profissionais Comunicação Visual e D4R Soluções para o Varejo. A expectativa da Loja4D é implementar cerca de 20 projetos ainda esse ano, com retorno do investimento inicial (break even) em 12 meses.