Releases 06/01/2017 - 18:12

CUFA promove maratona gratuita para apaixonados por tecnologia nos dias 14 e 15 de janeiro


Rio de Janeiro--(DINO - 06 jan, 2017) - Uma maratona de dois dias para quem é apaixonado por tecnologia. Essa é a proposta do Favela On, evento gratuito que a Central Única das Favelas promove nos dias 14 e 15 de janeiro, no Espaço Cufa, na Rua Francisco Baptista 2 (embaixo do Viaduto de Madureira). Durante a jornada, que tem por objetivo capacitar moradores de favelas que já entendem do assunto ou que estão querendo entrar para este universo, serão promovidas palestras, workshops e oficinas com representantes de diversas parcerias, como Facebook, MDCI, Sebrae e Dataprev. As inscrições devem ser feitas pelo site do evento (www.favelaon.com.br).

"A combinação entre tecnologia e as favelas brasileiras é promissora. Por meio dela é possível promover oportunidades, empreendedorismo e educação. Vale lembrar que as favelas sempre foram inovadoras e podem ser ainda mais com a tecnologia atual", afirma Ronaldo Lemos, presidente do Instituto de Tecnologia e Sociedade do RJ, que promoverá uma palestra sobre moedas virtuais durante o Favela On.

No dia 14, a maratona de 12 atividades começa às 12h, com o Facebook apresentando o tema "Ela em Tec (Maratona de conceito/programação focada em formar desenvolvedoras); passando pela palestra "Transforme sua ideia em um negócio", do Sebrae, e encerra, às 20h, com "Perfil profissional do desenvolvedor de software", da Dataprev.

No dia 15, a partir das 10h, a Dataprev inicia a jornada de outras 12 palestras, oficinas e workshops com "Oficina de introdução ao desenvolvimento de aplicativos móveis". Outro destaque é "Como fazer meu dinheiro durar", do Sebrae, às 14h; "Fazendo seu computador trabalhar melhor para você", do Facebook, e "Papo com empreendedor: conheça o sucesso Barkus". E durante os dois dias, ocorrerá a Maratona de Negócios - Transformando ideias em empresa, do Sebrae. Essa atividade tem como objetivo estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas para problemas da favela.

Celso Athayde, idealizador do projeto, afirma que: "Mais de 80% dos jovens de favela já tem algum tipo de ligação com tecnologia, seja através da internet, smartphones, vídeos games e etc. Então, juntar essas pessoas em um Favela ON no Rio de Janeiro, nesse primeiro momento, e depois no Brasil inteiro, é uma maneira de transformar a realidade delas e possibilitar também que elas criem tecnologias para resolver os problemas de seus territórios. "

O Favela On é uma promoção da Central Única das Favelas (Cufa), com patrocínio da Dataprev, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e Favela Vai Voando; com parceria do Facebook; apoio do Sebrae e MCI; com promoção da Rede Globo; e produção do InFavela.
Website: http://www.favelaon.com.br/