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DINO - 06 nov, 2015) - "Em dez segundos tudo pode mudar." Com esse mantra José Borghi ? presidente da
Mullen Lowe, antiga
Borghi Lowe ? convidou os ouvintes do 36º Encontro do Clube de Propaganda e Marketing de Santa Catarina a refletirem.
O encontro ocorreu no auditório do Hotel Majestic, com cerca de 400 ouvintes dentre profissionais da publicidade, estudantes e clientes. José Borghi frisou em sua interlocução a necessidade de estar atento às mudanças. Segundo ele, a maneira que os clientes estão consumindo conteúdo passa por grande mudança. "Na minha época ficávamos 5-7h na frente da televisão como espectadores passivos. Hoje em dia meus filhos ficam 70% do tempo abrindo uma infinidade de páginas. Essa mudança na dinâmica do conteúdo com o espectador também exerce influência na dinâmica propaganda/consumidor."
Para o CEO da Mullen Lowe, a frase "Em dez segundos tudo pode mudar" reflete o perfil adaptativo que o marketing e a propaganda devem ter. Caráter esse que surge devido à rapidez das mudanças que os meios digitais e a internet proporcionam. José Borghi comenta que para criar uma campanha não basta pensar apenas no processo criativo, vai muito além. "O processo criativo é parte da campanha, mas também é necessário se basear em coisas reais, dados concretos que funcionem e dêem resultado para os clientes."
O presidente do Clube de
Propaganda e Marketing, Jailson de Sá, comemorou a presença de José Borghi entre os palestrantes do evento. "É um dos maiores nomes do setor no Brasil e até no mundo, engrandece o evento". José Borghi é atualmente co-CEO com André Gomes da Mullen Lowe ? entre as dez maiores agências de propaganda do Brasil ? e segundo a revista GO Brasil está entre os publicitários mais influentes do país. No seu currículo tem trabalhos para grandes companhias como Conglomerado Unilever, Caixa, Honda, Itaú, Parmalat, Fiat, Johnson&Johnson e Ministério da Saúde. Trabalhos esses que lhe renderam quatorze leões no Festival de Cannes, sete Estatuetas London e quinze prêmios Abril. No ano de 2014 a agência de José Borghi ? na época Borghi Lowe ? foi considerada pelo Festival Brasileiro de Publicidade como a agência do ano.
Ainda na palestra, José Borghi apresentou propagandas internacionais que conseguiram unir a programação da televisão com a
internet. Ele citou o caso do site yeyeye.com que veiculou na televisão um filme que cortava justamente na parte do fim. "Ao final, aparecia o endereço do site para que o espectador fosse descobrir como ocorria o desfecho da propaganda. A ideia alavancou as visualizações do site. Precisa-se de maneiras inusitadas como essa para atrair a atenção das pessoas em meio a esse mar de informações".
José Borghi citou cases de fora do país, mas uma das campanhas com maior resultado no Brasil ? se não o maior ? foi a que ele promoveu para o grupo Ajinomoto do Japão. Certamente todos se lembram da campanha da Sazon que era embalada pela trilha sonora "É o Amor" de Zezé di Camargo e Luciano. Após a veiculação da propaganda a demanda pelos temperos Sazon subiu ao ponto da fábrica não dar mais conta das vendas. O grupo Ajinomoto teve que criar duas novas fábricas somente para atender os reflexos da campanha publicitária idealizada por José Borghi.
Website:
http://www.joseborghi.com