ESTOCOLMO, 22 de março de 2016 /PRNewswire/ -- A professora Joan Rose, EUA, foi premiada com o prêmio Stockholm Water por sua incansável contribuição à saúde pública global; ao analisar riscos para a saúde humana na água e criar orientações e ferramentas para formuladores de políticas públicas e comunidades melhorarem o bem-estar global.
A professora Joan Rose detém a cadeira Homer Nowlin em Pesquisa sobre a Água na Universidade Estadual de Michigan. Ela dedicou sua vida profissional à qualidade de água e saúde pública, e é uma das principais autoridades mundiais em microbiologia da água.
Ao receber a notícia, ela disse: "Fico muito honrada por ser parte de uma lista com tantos premiados importantes no passado. O Prêmio chama a atenção para as questões mais importantes ao redor da água no século 21 e, para mim, isso é qualidade da água".
Em sua premiação, o Comitê do prêmio Stockholm Water disse: "O nexo da microbiologia relacionada com a água, qualidade da água e saúde pública está tomada pela incerteza teórica e prática. Há poucos indivíduos que podem abordar os desafios cada vez maiores e em transformação para limpar a água e a saúde; da ciência mais moderna e pesquisa original, com a disseminação profissional, lobby legislativo eficiente, orientação profissional e o aumento da consciência geral. Joan Rose é o principal exemplo dessa extraordinária mistura de talentos".
"Sempre fui motivada pelos princípios de saúde pública, como evitar doenças. Uma barreira central, nossa infraestrutura de água, está sendo destruída ou é não existente em muitas partes do mundo. A população global que não tem acesso a esgoto é contada em bilhões", diz a Professora Rose.
"A Professora Rose quer assegurar a saúde de todos os seres humanos e ecossistemas aquáticos. Ela mostrou continuamente grande liderança na transformação do mundo em um lugar melhor", diz o Diretor Executivo da SIWI, Torgny Holmgren.
Joan Rose é a principal autoridade do mundo em Cryptosporidium, mostrando sua grande ocorrência no abastecimento de água em 1988. Em 1993, o micro-organismo afetou mais de 400.000 pessoas, matando 60, em Milwaukee, EUA.
S.M. Rei Carl XVI Gustaf da Suécia, Patrono do Prêmio Stockholm Water, vai entregá-lo a Joan Rose em uma Cerimônia Real em 31 de agosto, durante a Semana Mundial da Água 2016 em Estocolmo.
Notas aos Editores
Para mais sobre a premiada:
http://www.siwi.org/swp2016
Facebook:
https://www.facebook.com/SIWImedia
Twitter:
https://twitter.com/siwi_water hashtag: #stockholmwaterprize
SIWI - Stockholm International Water InstituteBox 101 87, SE-100 55, Estocolmo, SuéciaFONE +46-8-121-360-00FAX +46-8-121-360-01EMAIL siwi@siwi.org
http://www.siwi.org
To view the original version on PR Newswire, visit:
http://www.prnewswire.com/news-releases/joan-rose-defensora-de-qualidade-da-agua-ganha-premio-stockholm-water-2016-300238663.html
FONTE Stockholm International Water Institute