Releases 12/12/2016 - 10:33

Marketplace se destaca como um facilitador de compras online


Curitiba, PR--(DINO - 12 dez, 2016) - Procurar o produto perfeito para comprar, independente da necessidade, nem sempre é fácil, afinal, são tantas lojas do nicho, que podem tanto ajudar quanto confundir o cliente. Por isso, existem os marketplaces ? ambientes virtuais que agregam diferentes marcas em um único lugar, a fim de facilitar o processo de comparação de marcas e preços, além de influir diretamente na decisão de compra.

Deste modo, cada vez mais presente na vida do cliente, principalmente quando falamos de usuário online, o marketplace rouba protagonismo das lojas virtuais e se destaca como um facilitador das compras no mundo digital. Mas não é só isso. Para as lojas, isso significa mais um canal de visibilidade e contato com o consumidor ? seja no processo inicial ou final da compra.

E os números comprovam o favoritismo do marketplace com relação às lojas virtuais. Segundo pesquisa da Pymnts.com realizada no ano passado, 64% dos consumidores afirmaram que na hora de comprar algum produto online, fizeram questão de dar uma olhadinha em um marketplace devido a diversidade de produtos que estes sites têm.

Exemplo de sucesso

Há um ano como um marketplace de decoração, o Montacasa passou por várias mudanças até chegar ao modelo de negócio atual ? consolidado com mais de 100 mil produtos, mais de 600 marcas e com dezenas de lojas parceiras. "Sempre acreditamos que o sucesso do marketplace Montacasa está em oferecer o melhor. Isto significa estar em plena sintonia com as lojas, para que as mesmas ofereçam descontos e itens de qualidade aos usuários (ou alguma outra frase neste sentido)", conta a CEO da empresa, Caroline Dias.

De fato, o sucesso de um marketplace está em realizar uma curadoria efetiva e que suplante as expectativas do usuário. Se você está pensando em montar um marketplace, atente às dicas realizadas em parceria com o marketplace Montacasa:

Inovação e conhecimento de mercado: antes de montar seu marketplace, faça uma análise de mercado e tente descobrir em que você pode inovar para sair na frente. Bote na ponta do lápis também quais serão os custos operacionais para tirar a ideia do papel.

Relacionamento com o parceiro: seus parceiros serão a chave do seu negócio e eles estão diretamente ligados ao sucesso ou a fracasso do seu marketplace. Portanto, seja criterioso na hora de elencar as lojas que farão parte do seu negócio, e depois de escolhidas, mantenha o bom relacionamento para que todo mundo saia ganhando neste modelo de negócio.

Atendimento ao consumidor: mesmo que o cliente não feche a compra no seu marketplace, é extremamente importante que ele conte com uma ajudinha na hora de fechar o pedido na loja parceira. O fato dele se sentir confortável para tirar dúvidas e realizar a compra com segurança faz toda a diferença para que ele volte em outra oportunidade. Chat, telefone e e-mails são canais indispensáveis.

Análise e controle de vendas: de nada adianta ter um marketplace consolidado se a equipe interna não tem controle algum sobre as vendas. Os relatórios comparativos podem ser um pouco trabalhosos, mas eles são primordiais e definem o caminho a ser seguido nas próximas ações.

Equipe fortalecida: por fim, ter uma equipe coesa, com conhecimento e que sabe o que faz é uma das premissas de qualquer negócio, e claro que em um marketplace não é diferente. No caso do Montacasa, por exemplo, manter a equipe forte foi fundamental. "Na transição de e-commerce para marketplace, reduzimos o time em 60%. O que parecia ser algo impensável, se tornou fundamental para a redução de custos e, claro, com menos pessoas, aprendemos a focar no que realmente importa no novo modelo de negócio", conta Caroline.

Acesse o marketplace Montacasa aqui: https://www.montacasa.com.br
Website: https://www.montacasa.com.br