Releases 23/11/2016 - 16:54

Programa de Stanford 2016 é concluído com sucesso absoluto


Belo Horizonte, MG--(DINO - 23 nov, 2016) - Um dos maiores programas de inovação e empreendedorismo do mundo chega, em sua segunda edição, em virtude de uma parceria firmada entre a Fumsoft | MGTI e o Centro de Desenvolvimento Profissional da Universidade de Stanford.

Para o presidente da Fumsoft, Leonardo Fares, "um dos importantes desafios de nossas empresas de TI é operar em padrões internacionais. Isto porque, devido à permeabilidade deste mercado, as empresas estrangeiras, cada vez mais, são concorrentes no dia a dia. O programa com a Universidade de Stanford traz uma contribuição decisiva nessa direção. Estamos proporcionando às nossas empresas o que há de melhor no mundo em termos de visão estratégica e modelos de negócios".

Uma pequena semente capaz de se transformar em uma árvore frondosa, forte, duradoura, gerando novas sementes capazes de repetir todo o processo. Esse foi o sentimento do presidente da Assespro-MG, Marcello Ladeira, ao ver confirmada a segunda turma do Programa de Inovação e Empreendedorismo de Stanford, organizada novamente pela Fumsoft | MGTI, desta vez em âmbito nacional.

"O grupo de empreendedores que se formou na primeira turma, do qual faço parte, acompanha, torce e colabora pelo sucesso dos demais. É inegável o crescimento e as conquistas de cada empresa participante e não será diferente com as empresas da segunda turma. A relevância e o impacto desse programa para o ecossistema de inovação e empreendedorismo extrapolam as fronteiras do nosso estado, gera um ciclo virtuoso e duradouro, capaz de transformar a realidade do nosso país", destaca.

O programa realizado com a turma de 2016 trouxe novidades e aperfeiçoamentos em relação à primeira turma, realizada em 2014, conta o coordenador do programa, Wilson Caldeira. "Nessa edição, a primeira parte aconteceu via web, ao vivo, com todos os alunos e os professores de Stanford. Em relação à programação no campus da universidade, algumas disciplinas receberam um aprofundamento maior, como o módulo referente à finanças e investidores, explorando as similaridades e diferenças de investimento de risco no Vale do Silício e no Brasil", explica.

Na apresentação dos pitchs também houve a possibilidade de orientar o discurso para investidores externos ou para o board da empresa, em função do projeto que estava sendo apresentado, contextualiza Caldeira.

Outra evolução que merece destaque é a abrangência do programa para outras regiões do Brasil, pois a primeira edição contemplava apenas empresas de Minas Gerais. Essa segunda edição contou ainda com empresas de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. "O ponto em comum mais evidente em relação à primeira turma foi o alto grau de satisfação de todos os participantes ao final do curso", frisa.

Sabe aquelas experiências que você tem que viver para entender? Ninguém consegue te explicar com palavras ou não conseguimos ter a percepção? Bem, é o caso desse curso, na opinião do CEO da Prime Systems, Roberto Willians Silva Azevedo. "É algo transformador e que sou grato por ter tido a oportunidade de participar. Não é só por ser na Califórnia, no Vale do Silício, em Stanford. Claro que o lugar ajuda muito. Entretanto, a mentalidade que existe lá é incrível. A objetividade em buscar negócios, focando na experiência e benefícios do cliente são estimulantes".

De acordo com Azevedo, os professores são consultores, possuem uma capacidade de entendimento de negócios e do que deve ser modificado ou enfatizado, já passaram por diferentes negócios e realidades com uma fluência constrangedora. "Posso dizer que 100% da turma saiu, realmente preparada, com os instrumentos para levar os seus negócios para outro patamar. A nossa responsabilidade, de todos os participantes, com a iniciativa da Fumsoft é criar no Brasil e, especialmente em BH, um ambiente propício para que a energia e criatividade dos brasileiros floresçam em negócios a partir da semente plantada em Stanford. Temos o principal ingrediente para isso: pessoas capacitadas. Parabéns à Fumsoft pela organização e ao time de participantes que é extremamente qualificado".

A experiência com Stanford é única, é intensa e remete o tempo todo ao cliente, na visão da gestora do Programa MGTI, Flávia Guerra. O foco é validar com o cliente uma proposição de valor inovadora para seu negócio, e que seja sustentável para a empresa fornecedora e atrativa para investidores.

Segundo ela, fazer isso tudo acontecer, não é simples, mas é o que garante o sucesso dos empreendimentos inovadores, que exigem da startup um time muito qualificado, uma especificação de produto dirigido, totalmente, pelos inputs dos clientes e um ajuste fino no time to market. "Participar desse programa com Stanford foi como um divisor de águas, que me permitiu compreender com profundidade o que é ter e exercer uma atitude empreendedora para gerar produtos inovadores com sucesso".

Encontrar respostas para dilemas estratégicos de alto impacto. Foi com esse objetivo que a GDAX embarcou para Stanford. "Estamos felizes em poder afirmar que o programa atendeu plenamente as nossas expectativas. A forma como foi estruturado deu ampla oportunidade de debatermos os nossos problemas e oportunidades com cada professor, ou seja, com as melhores cabeças pensantes do mundo da TI", destacou o diretor executivo da GDAX, Bruno Garboci. Ele acredita que a empresa está agora com uma estratégia de go to market muito mais bem estruturada, e isso dá confiança para que os resultados positivos sejam obtidos em um futuro próximo.

O programa de Stanford foi sensacional, de acordo com Flávio Azevedo, head da Regional Minas da Totvs. "Durante o curso, através das aulas e sessões de coaching, fomos provocados a dar o máximo ? validando assim as estratégias e conceitos dos nossos projetos ? e forçados a trazer a excelência para o dia a dia de nosso trabalho. Em minha opinião, todo executivo ou empreendedor deveria realizá-lo, pois trata de conceitos atuais de inovação e empreendedorismo, no berço da tecnologia do mundo que é o Silicon Valley. Com certeza é um marco em minha trajetória profissional e de vida!"

O curso trouxe ainda uma visão geral de alguns temas básicos para o empreendedorismo. De uma forma bastante simples e direta, muitas questões que às vezes parecem nebulosas foram sendo esclarecidas ao longo da imersão. Até mesmo certos pontos que pareciam dominados, eram tratados de uma forma mais eficiente, comenta o COO da take.net, Fábio Lacerda.

Saiba mais: http://migre.me/vzbTJ
Website: http://www.fumsoft.org.br/noticias/programa-de-stanford-2016-e-concluido-com-sucesso-absoluto