Releases 22/11/2016 - 17:41

Segundo E-Bit, 84% dos consumidores comprarão na Black Friday


São Paulo - SP--(DINO - 22 nov, 2016) - Evento consolidado nos Estados Unidos, a Black Friday tem apresentado alto potencial de crescimento no Brasil. O nome, que em tradução livre significa "sexta-feira negra", indica um dia inteiro de descontos exclusivos, nos mais diversos produtos.

Originalmente comemorado logo após o tradicional feriado de Ação de Graças norte-americano, o evento promete agitar tanto a plataforma e-commerce, ou seja, de compras on-line, quanto a de lojas físicas.

Quem tem deixado comerciantes animados é o Google, que recentemente divulgou uma pesquisa sobre as intenções de compra dos brasileiros neste ano. Segundo a empresa, o otimismo vem a partir da observação das compras em datas comemorativas de 2016.

Apesar do consumo geral da população ter diminuído, o Dia dos Namorados apresentou crescimento de 16% em vendas, seguido do Dia dos Pais, com 12%, e do Dia das Mães, com 8%.

No ano passado, o curto período da Black Friday teve faturamento de R$ 1,6 bilhão, superando inclusive as duas semanas de vendas pré Dia das Mães, que tradicionalmente é a segunda melhor data do varejo brasileiro.

Além disso, uma pesquisa realizada pela empresa especializada em informações do comércio eletrônico E-Bit, apontou que 84% dos consumidores de plataforma de e-commerce irão aproveitar os descontos da Black Friday. Esse número representa um aumento de três pontos percentuais em relação a 2015.

Ainda de acordo com a pesquisa, o faturamento somente na sexta-feira, dia 25 de novembro, deve chegar a R$ 2,1 bilhões, um crescimento nominal próximo de 30% em relação à edição passada.

Perspectivas

Buscas realizadas no site Google, apontam que o consumidor está se planejando cada vez mais para o consumo em plataforma de e-commerce durante a Black Friday. Ele demonstra uma preocupação ainda maior em encontrar os melhores preços: as pesquisas por este critério crescem 60% ano a ano.

A ideia da maioria dos consumidores, segundo o e-Bit, é aproveitar os descontos para fazer as compras de Natal. De acordo com o estudo, 44% das compras realizadas na data são para essa finalidade.

Segundo o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a cada 10 brasileiros, 7 possuem intenção de compra. Vale ainda ressaltar que muitos desses compradores já haviam adquirido produtos em plataforma de e-commerce ou lojas físicas no ano passado.

Quem confirma essa informação é José Melchert, diretor de Varejo do Google, dizendo que 74% das pessoas que já participaram de alguma das edições passadas da data pretendem voltar a comprar na Black Friday 2016. "Acreditamos que esse ano o evento irá superar expectativas e marcar o início da retomada do varejo", afirmou.

Por fim, também vale destacar que essa oportunidade pode ser uma maneira de varejistas aumentarem a receita e venderem os estoques acumulados do ano. Além de ampliar sua visibilidade no mercado. As compras on-line serão o grande destaque dessa Black Friday, e portanto a concorrência promete ser agitada.

Sendo assim, para que uma plataforma de e-commerce se destaque entre as demais, é necessário realizar um trabalho especializado, não somente para um evento, mas em médio e longo prazo a fim de atingir resultados constantes.

Atualmente, uma das melhores maneiras de uma plataforma de e-commerce estar bem posicionada, é através de investimento em SEO (Search Engine Optimization). Uma otimização no portal para que ele possa alcançar um ótimo posicionamento nas pesquisas feitas por usuários do Google.