São Paulo--(
DINO - 25 out, 2016) - Durante a década de 1990, uma campanha de conscientização iniciada em Nova York começou a ganhar projeção mundial. A iniciativa tinha como objetivo alertar a sociedade sobre a prevenção do câncer de mama e, acima de tudo, destacar a importância do diagnóstico precoce.
Atualmente, o Outubro Rosa é um evento que conta com a participação de um número continuamente maior de países, todos unidos em busca do tratamento do câncer de mama.
O assunto realmente requer muita atenção. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer, até o final deste ano, devem ser registrados mais de 60 mil novos casos de câncer de mama em todo o Brasil. No país, seguindo uma tendência mundial, este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável por aproximadamente 25% dos novos casos registrados todos os anos.
Para combater a doença, vários procedimentos são adotados visando o conforto da paciente e a maximização dos resultados. É o caso do Intrabeam®, tecnologia exclusiva desenvolvida pela marca alemã ZEISS. Diferentemente do que ocorre nos procedimentos convencionais, por meio do Intrabeam®, a radioterapia é intraoperatória, ou seja, ela é realizada logo após a remoção do tumor, em apenas uma aplicação ainda durante o processo cirúrgico.
De acordo com Ézio Novais, médico responsável pelo serviço de mastologia do Hospital São Rafael, localizado em Salvador, na Bahia, e que abriga o primeiro aparelho instalado pela ZEISS no Brasil "durante o procedimento, a posição do tumor é calculada e ele é removido. Feito isso, o Intrabeam® é posicionado na cavidade para a realização do tratamento. Em seguida, o aplicador é removido e a incisão fechada".
A eficácia e a rapidez são dois importantes diferenciais do tratamento que é realizado em uma única sessão, por meio de um acelerador linear miniaturizado com um feixe de fótons de baixa energia com duração média de 20 a 30 minutos.
Atualmente, a radioterapia intraoperatória contribui efetivamente para evitar a exposição desnecessária à radiação. A tecnologia ZEISS utiliza raios-x de baixa energia eliminando ou reduzindo os eventuais efeitos colaterais como a sensibilidade, a alteração na cor da pele, a fibrose do tecido mamário e o atraso na cicatrização de feridas.
O Intrabeam® é destinado a pacientes com câncer de mama em estágio inicial da doença e já está presente em importantes hospitais brasileiros como o Hospital São Rafael em Salvador, o AC Camargo Câncer Center ? Fundação Antônio Prudente e o Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo.
Website:
http://www.zeiss.com.br/vision-care/pt_br/home.html