Releases 09/07/2015 - 19:03

Mobile World Congress 2015 da GSMA obtém certificado de evento neutro em carbono


BARCELONA, Espanha--(BUSINESS WIRE-DINO - 09 jul, 2015) -
A GSMA anunciou hoje que o Mobile World Congress 2015 obteve oficialmente o certificado de evento neutro em carbono, reforçando a sua posição como o maior congresso neutro em carbono do mundo. A BSI (British Standards Institution) verificou que a GSMA concluiu com sucesso o processo de certificação de acordo com a norma internacional PAS 2060 e que o Mobile World Congress alcançou uma pegada neutra de carbono. Além disso, como parte de suas iniciativas mais amplas de proteção do meio ambiente, a GSMA reconheceu a Ericsson, o Mobile World Capital Barcelona e Upstream como os vencedores da primeira premiação Green Stand, celebrada no Mobile World Congress.

"Após a nossa primeira certificação em 2014, colocamos em prática um programa abrangente destinado a reduzir ainda mais o impacto ambiental do Mobile World Congress", disse John Hoffman, CEO da GSMA Ltd. "Esse programa inclui iniciativas para reduzir o consumo de energia elétrica e o desperdício em materiais impressos , incentivar a reutilização e reciclagem de materiais, usar letreiros digitais e ferramentas eletrônicas e trabalhar com a Fira Barcelona, expositores e parceiros locais a fim de minimizar o rastro de carbono. Estamos orgulhosos por sermos novamente reconhecidos como o maior congresso do mundo e por receber esse título tão importante."

O Mobile World Congress 2015 gerou aproximadamente 159.695 toneladas métricas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e); estima-se que 89% das emissões de carbono relacionadas com o Mobile World Congress foram consequência das viagens de ida e volta dos participantes do evento, bem como a estadia deles na cidade, enquanto os 11% restantes estão associados com a gestão do congresso.

Para obter outra vez o certificado, a GSMA trabalhou com a consultoria Fator CO2, que ajudou a calcular a pegada de carbono do Mobile World Congress e desenvolver um plano para reduzir o seu impacto e compensar o resto das emissões. Como um terceiro independente, a BSI confirmou que as fontes de emissão identificadas e as emissões de gases de efeito estufa são corretas, em conformidade com a norma internacional PAS 2050:2011. Além disso, a BSI verificou que o Mobile World Congress é neutro em emissões após a implementação de medidas de redução por parte da GSMA e a aquisição de créditos de carbono credíveis para compensar o resto das emissões geradas durante o evento, com base na norma internacional PAS 2060.

Os créditos de carbono adquiridos pela GSMA ajudam a financiar vários projetos de redução de emissões registrados a partir do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (CDM) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Entre eles, estão dois projetos hidroelétricos localizados nas províncias chinesas de Hubei e Yunnan, assim como um projeto hidrelétrico situado no rio Dak Psi, na província de Kon Tum, no Vietnã.

Ericsson, Mobile World Capital e Upstream ganham os prêmios Green Stand

A GSMA empreendeu uma nova iniciativa no Mobile World Congress 2015 com objetivo de oferecer mais informação e conhecimento sobre as pegadas individuais de carbono dos expositores e incentivar as empresas a adotar as melhores práticas ambientais nas suas exposições. A GSMA criou a premiação "estandes verdes" para recompensar as condutas ambientais positivas entre todos os expositores presentes no congresso. Os vencedores dos prêmios Green Stand 2015 são:

  • Ericsson na categoria "Estande Grande" (mais de 500 m²)
  • Mobile World Capital Barcelona na categoria "Estande Médio" (150-500 m²)
  • Upstream na categoria "Estande Pequeno" (menos de 150m²)
"Queremos parabenizar os vencedores dos primeiros prêmios Green Stand pelo compromisso deles com o meio ambiente e agradecer pelas suas contribuições no sentido de tornar o Mobile World Congress um evento neutro em carbono", comentou Hoffman. "Isso não é algo que podemos fazer sozinhos. Nós trabalhamos lado a lado com os nossos expositores, participantes e parceiros fornecendo informações e ferramentas para reduzir as pegadas individuais de carbono e programas como os prêmios Green Stand são uma parte importante dessas iniciativas ambientais."

Mobile World Congress 2016

O Mobile World Congress 2016 será realizado entre 22 e 25 fevereiro na Fira Gran Via, em Barcelona. Esse evento é a pedra angular do Mobile World Capital, que é sediado na capital catalã desde 2013 (até 2018). O Mobile World Capital engloba programas e atividades que se estendem por todo o ano e beneficia não só os cidadãos da cidade, da Catalunha e da Espanha, mas a indústria de telefonia móvel do mundo inteiro. Para mais informações sobre o Mobile World Capital, acesse www.mobileworldcapital.com.

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras móveis no mundo todo, reunindo cerca de 800 operadoras e mais de 250 empresas do amplo ecossistema da tecnologia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de internet, assim como organizações em setores industriais adjacentes. A GSMA também realiza os principais eventos da indústria, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress de Xangai e as conferências do Mobile 360 Series.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato: Para a GSMA
Charlie Meredith-Hardy
+44 7917 298428
CMeredith-Hardy@webershandwick.com
ou
Núria Picas
+34 93 236 09 00
NPicas@webershandwick.com
ou
Assessoria de Imprensa da GSMA
Fonte: BUSINESS WIRE