Releases 04/05/2017 - 08:45

Tendências de investimento em tecnologia para atacadista e indústria em 2017


São Paulo, SP--(DINO - 25 abr, 2017) - A ideia do Guia de Investimento em Tecnologia para o Atacadista e Indústria surgiu em 2015, época de sua primeira distribuição.

Desde então, o mercado já mudou bastante. Quando se está inserido no mundo da tecnologia, dois anos podem significar uma era.

As tendências que você vê aqui, foram compiladas de diversas fontes. Uma base de mais de 250 empresas do setor foi entrevistada, somando-se a tendências e relatórios internacionais da Forrester Research, Gartner, IDC, Accenture e Ovum Consulting.

1. Integrações cada vez mais presentes

As integrações ficarão evidentes. E sairão do campo-comum. Cada vez mais, veremos integrações entre dados para Analytics, agendamentos, pagamentos e outras necessidades. Sistemas cada vez mais focados estarão presentes. As empresas começarão a perceber a necessidade de terceirizar pequenos detalhes, como a possibilidade de um chat entre vendedor e gerente.

2. Omnichannel torna-se realidade

Nos últimos anos, passamos pela evolução do comportamento do consumidor. A internet, agora, faz parte do processo de decisão. Veremos, cada vez mais, o comprador atacadista replicando comportamentos de sua vida como comprador comum, de varejo. Os consumidores B2B começam a replicar o comportamento de consumidor B2C, requerendo uma gama maior de pontos de contatos para adquirir produtos sem a presença do representante comercial. E-commerce B2B despontam como alternativa.

3. O ano das notificações

Quem não as utiliza, precisa passar a utilizar, e quem já as utiliza, precisa medir a mão para evitar o excesso. As notificações podem ser de extrema importância para avisar o vendedor de uma novidade, uma promoção ou uma mudança na política de preços. O recurso é amplamente utilizando e popular em redes sociais, porém precisa ser usado com cautela. Elas são essenciais para o dia a dia do representante ou vendedor externo.

4. Automação para redução de mão de obra

Veremos uma intensa movimentação no sentido de redução de mão de obra e folha de pagamento.
Com uma situação econômica instável, somada a instabilidade política e legislativo-trabalhista, os CEOs se inclinarão a reduzir ou evitar novas contratações. Programas de compensação de trabalho, metas, prêmios por desempenho e avaliação constante da equipe começam a aparecer em empresas com organização e foco em desempenho.

5. Colaboração torna-se essencial

A baixa tolerância a altos custos e prazos longos faz com que as empresas sigam o caminho do compartilhamento de aprendizagem e informação. Essa mudança requer um entendimento adicional de como os sistemas trabalharão juntos, em uma só plataforma. Mesmo setores com forte cultura de competição, como as vendas, terão que aprender a trabalhar de forma colaborativa.

6. Ofertas hiperpersonalizadas

Qualquer usuário da Netflix já viu a recomendação de conteúdo. Tudo baseado no que você assiste.
Lojas virtuais também fazem ofertas de acordo com o perfil do cliente. Na força de vendas, não será diferente. O comportamento do cliente será analisado e a sugestão de itens para pedidos será cada vez mais personalizada e certeira. Em um futuro próximo, a localização, temperatura do ambiente, previsão do tempo, horário da visita e época do ano serão utilizadas para criar ofertas personalizadas.

7. Software customizado em ascensão

Com o aumento da oferta de plataformas sob assinatura (mensalidade), empresas que precisam de um atendimento e software personalizado, começam a sentir dificuldade ao buscar por soluções sob medida. Buscando cada vez mais a personalização da sua solução para atender regras de negócio cada vez mais personalizadas, as empresas começaram a procurar por opções mais flexíveis.

8. Atacadistas utilizando marketing digital

Gestão de leads, e-mail marketing, relacionamento com cliente, fluxo de automação, inbound marketing. Soou estranho? Não deveria. Com o aumento agressivo do mercado de soluções focada em Inbound Marketing, os atacadistas começaram a aderir a estratégia. Gerenciando possíveis leads, capturando e-mails em sites e ferramentas e empurrando clientes para o fundo do funil.

9. Tecnologia para reter talentos

A tecnologia passa a desempenhar papel estratégico na retenção dos melhores talentos. Oferecer ferramentas de fácil uso, rápidas e que criem simpatia e entusiasmo na equipe pode ser chave no sucesso em vendas. Veremos cada vez mais a preocupação com usabilidade, interface e facilidade de uso sendo fatores decisivos na escolha de software para equipe de vendas.

10. Previsão do futuro com dados

A utilização da Inteligência Artificial junto aos dados para a previsão do futuro, cresce. Chega de Analytics e Dashboards sem uso. Qual produto devo retirar do meu mix? Qual marca terá melhor desempenho em determinada região? Todas essas perguntas ainda tiram o sono de gerentes de vendas. O aplicativo Crystal analisa sua base de contatos e define um perfil da personalidade de cada pessoa, dizendo qual delas tem maior possibilidade de virar seu cliente.

11. O funil de vendas na mão do vendedor

Os conceitos de marketing e vendas invadem as vendas externas. Cada vez mais os representantes farão papel forte de abridores de oportunidade. O gerenciamento dos leads e o acompanhamento da jornada desses leads no funil de vendas estará a cargo do vendedor externo. Soluções que tornem simples para o vendedor avançar o lead no funil de vendas com cadastro de ações e tarefas terão mais sucesso.

12. A era do supervendedor

Nos EUA, a função é chamada de SME (Subject Matter Experts. Imagine o Expert de Negócios como alguém que seu cliente pagaria para absorver conhecimento de. Se o seu cliente tivesse a oportunidade de ser atendido por um Expert de Negócios ou por um vendedor, quem ele escolheria?
Transforme sua equipe de tirador de pedidos em vendedores para ontem. E então, comece a transforma-los em consultores.

Você pode baixar o Guia de Investimento em Tecnologia para Atacadistas e Indústria 2017 completo aqui: http://facil.wmw.com.br/guia-de-investimento-em-tecnologia-2017

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