São Paulo, SP.--(
DINO - 14 out, 2016) - Engana-se quem pensa que os mais novos não devem mexer com dinheiro! A educação financeira, além de ser importante para o futuro das
crianças e adolescentes, é necessária para transmitir valores contra desperdício, consumismo e apego material. No post de hoje falaremos um pouco sobre alguns pontos relevantes em relação a esse ensino!
A importância de se educar
Em cada época da vida, existe algo para se educar em relação aos recursos financeiros. Uma criança de 3 anos já começa a entender o que é guardar e o que é gastar; uma de 7 anos, já quer ter autonomia para comprar seus desejos; os jovens já entendem as contas bancárias e os gastos mensais familiares.
Ao longo do tempo, os pais têm importante papel para explicar aos filhos os bens que podem ser adquiridos, a importância de economizar para comprar algo desejado e necessário, além de apontar prejuízos por causa do uso indevido do dinheiro. É uma educação contínua, que deve começar muito cedo, porque eles são estimulados ao consumo pelos meios de
comunicação a todo minuto. É preciso, assim, conscientizá-los!
Combatendo o consumismo
Crianças e jovens são vistos pelos profissionais de publicidade como os melhores atalhos para se chegar ao bolso dos pais, porque compõem uma parcela significativa do mercado consumidor.
Em muitas situações, nos deparamos com pais comprando itens de valor acima do que realmente poderiam pagar, porque a criança não compreende ainda como se faz a administração de recursos financeiros.
Ensinar aos filhos a diferença entre o desejo e a necessidade é o melhor caminho para combater o consumismo. Fazê-los perceber que existem objetos que são necessários e outros que são supérfluos os estimula a estabelecer prioridades na hora de consumir, criando a cultura do consumo consciente.
Aprendizado ao lidar com o dinheiro
Educar financeiramente os filhos pode trazer uma série de
benefícios como estimular a poupança para que eles a utilizem para adquirir produtos de seu interesse ou dar valor ao bem adquirido, já que ele sentirá no próprio bolso, dentre outros. Uma das formas de contribuir para esse aprendizado é a mesada!
Mesada
A mesada é considerada um importante mecanismo de educação financeira para crianças e jovens, por ser uma forma de ensiná-los a administrar os recursos. Algumas dicas a respeito dela contribuem para que o ensino seja correto:
Definir um dia de pagamento;
Estabelecer aumento no valor de acordo com a idade, uma vez que uma criança não tem as mesmas necessidades do que um jovem;
Ensinar ao filho como fazer um controle de gastos, já o preparando para entender como funciona o pagamento de contas, o recebimento de salário etc.;
Não complementar a mesada se ela acabar devido à má administração do filho;
Estabelecer objetivos para estimular a economia de dinheiro como, por exemplo, adquirir um eletrônico ou uma bicicleta.
Um cuidado que deve ser tomado ao ensinar aos filhos a lidar com o dinheiro é combater as consequências ruins que podem decorrer desse ensino. Uma criança sem limites fará de tudo para conseguir aquilo que deseja, e normalmente acaba se frustrando com os pais que não caem nessa "pirraça". Controlar esses sentimentos, ensinando limites e hábitos saudáveis de consumo, é essencial para uma boa educação financeira!
Como você tem feito para ajudar seus filhos nessa questão? Gostou das nossas sugestões? Conte para a gente! Compartilhe seu comentário sobre o assunto!
A
Vida Real é uma empresa com o objetivo de organizar, promover e realizar passeios divertidos, visando a atividade em grupo das crianças e adolescentes. Confira
nosso vídeo e acesse
nosso site para saber mais!
Website:
http://vidarealdiversoes.com.br