IRVINE, Califórnia, 24 de Maio de 2013 /PRNewswire/ -- Mais de metade das mulheres diagnosticadas com câncer de mama em estágio inicial podem não se beneficiar com a quimioterapia e mesmo assim ter resultados excelentes. Para melhor informar às mulheres, a Agendia, Inc. anunciou o lançamento de uma das maiores fontes de informações online aos consumidores sobre testes genômicos de câncer de mama. O novo website e a página interativa do Facebook oferecem às mulheres recém-diagnosticadas fontes de informações que podem ajudá-las a decidir se podem evitar a quimioterapia com segurança.
"Nossa expectativa é a de que essas campanhas inovadoras em redes sociais estimularão ainda mais as pacientes a perguntarem aos seus oncologistas e cirurgiões de mama sobre o nosso painel de teste genômico Symphony", disse David Macdonald, diretor executivo da Agendia. "As mulheres que são informadas de que têm câncer de mama em estágio inicial têm geralmente que tomar a difícil decisão de se devem ou não se submeter à quimioterapia após a cirurgia. Elas precisam de informações atualizadas e de fácil entendimento que lhes ajudem a tomar essa decisão. Como muitas mulheres já nos disseram, o novo website e a página do Facebook atingem esse objetivo tão importante."
O website (
http://www.KnowYourBreastCancer.com) dá informações em termos leigos sobre a natureza singular de cada tumor do câncer de mama e de como o teste genômico, com um painel de teste tal como a suite Symphony da Agendia, pode ajudar a melhorar o diagnóstico e tratamento.
A nova página do Facebook marca o lançamento da confraria "Symphony Sisterhood", com informações online e material de apoio às mulheres que têm câncer de mama em estágio inicial. A página, em
http://www.Facebook.com/SymphonySisterhood, usa a interatividade do Facebook para permitir que as mulheres postem suas próprias histórias de câncer de mama e aprendam com outras que já se beneficiaram dos testes genômicos e possam, assim, tomar decisões bem fundamentadas de submeter-se ou não aos vários tratamentos disponíveis. Também há links e mais informações disponíveis pelo Twitter em
http://www.Twitter.com/SymphonySister.
Isto é o que algumas mulheres da página Symphony Sisterhood do Facebook têm a dizer sobre o novo site:
Vicki Waddill: "Estou empolgada com as informações que este website tem proporcionado e muito animada a continuar me atualizando sobre as novas descobertas na luta contra o câncer de mama. Todas as mulheres precisam saber que este site existe!"
Marie Miano: "O teste é definitivamente uma coisa muito boa. Originalmente, minha quimioterapia ia utilizar apenas 2 medicamentos, mas o teste mostrou que meu câncer era mais agressivo, apesar de não estar nos meus gânglios linfáticos, por isto meu oncologista decidiu por um tratamento com 3 medicamentos. Recomendo a todas fazerem o teste, pois ele pode ajudá-las e aos seus médicos a decidirem que tipo de tratamento devem seguir."
Debbie Warren: "Sou a favor de todos os testes! Quanto mais você souber sobre o seu corpo, melhores opções de tratamento você terá e mais adequado este será ao seu caso específico!"
"Os recursos online podem ter um valor significativo para as pacientes. Meu colegas e eu geralmente recomendamos às pacientes examinarem as informações disponíveis online que sejam de fontes confiáveis como esta", disse a Dra. Beth B. DuPree, MD, FACS, ABIHM, renomada cirurgiã de mama da Filadélfia e diretora médica do programa de saúde da mama do centro de saúde Holy Redeemer. "É muito útil para as mulheres recém diagnosticadas com câncer de mama poderem se informar mais sobre o papel que o teste genômico pode ter para aprimorar seu diagnóstico e tratamento."
"Um número muito grande de mulheres diagnosticadas com o câncer de mama presumem simplesmente que submeter-se a uma quimioterapia é a realidade da sua nova condição", disse David Macdonald, da Agendia. "O objetivo da nossa companhia é dar poderes a essas pacientes para se informarem e solicitarem a aplicação de ferramentas poderosas que já existem à disposição, tais como a suite de testes Symphony, para decidirem se realmente precisam se submeter a esses tratamentos muitas vezes tão caros e debilitantes. Acreditamos que a disseminação desse conhecimento por meio dos recursos educacionais das redes sociais acabará por evitar que milhares de mulheres tenham que sofrer os efeitos tóxicos desnecessários da quimioterapia, além de reduzir o ônus, para a sociedade como um todo, da administração de tratamentos ineficazes."
O teste genômico examina a atividade de grupos de genes dentro do tecido tumoroso para obter uma visão mais abrangente de um câncer específico. O teste genômico MammaPrint® da Agendia (parte do painel de testes Symphony) pode, por exemplo, determinar se uma mulher com câncer de mama em estágio inicial tem definitivamente um baixo ou alto risco de recorrência. De acordo com o estudo RASTER, recém publicado, 97% das mulheres identificadas como de baixo risco pelo MammaPrint® e que escolheram não se submeterem à quimioterapia, se viram livres da doença dentro de cinco anos.
Sobre a Agendia:
Agendia é uma companhia líder de diagnóstico molecular que desenvolve e comercializa produtos de diagnóstico genômico à base de parafina (FFPE). A suite Symphony da Agendia, voltada ao câncer de mama, foi desenvolvida usando-se uma seleção imparcial de genes, analisando o genoma humano completo e garantindo resultados 100% definitivos para pacientes de câncer. Juntos, os testes Symphony ajudam os médicos a determinar o risco individual de metástase de cada paciente, que pacientes se beneficiariam com a quimioterapia, terapia hormonal ou uma combinação das mesmas, e que pacientes poderiam, ao contrário, serem tratadas com métodos menos penosos e de menor custo.
http://www.agendia.com
Informações adicionais para pacientes de câncer de mama e seus círculos de apoio estão disponíveis em
http://www.KnowYourBreastCancer.com e
http://www.Facebook.com/SymphonySisterhood
FONTE Agendia