Releases 20/09/2016 - 14:05

O que um rockstar pode te ensinar sobre a gestão do seu consultório


Belo Horizonte, MG--(DINO - 20 set, 2016) - Se eu pedisse para que você listasse, agora, TODAS as tarefas, procedimentos e ações executadas no seu consultório, por você e sua equipe de funcionários? você conseguiria?

Estou falando de TODAS as ações, com um foco maior nas que dizem respeito ao marketing, à gestão financeira e administrativa e ao relacionamento pós-consulta com os pacientes?

Vamos lá! Faça um esforço e liste mentalmente todas as ações do dia a dia, das mais básicas às mais complexas: a manutenção do consultório, as ligações e mensagens de aniversário aos pacientes, o registro das consultas no controle financeiro, a reposição de revistas na sala de espera?

Ficou difícil lembrar tudo? Você sente que nem todas as ações que você e sua equipe executam apareceram nessa sua lista mental?

Opa? esse pode ser um mau sinal!

Mesmo que você tenha quase certeza de que conseguiu se lembrar de todas as ações executadas no seu consultório (inclusive, as mais básicas!), ainda assim, provavelmente, levou alguns instantes e teve que se esforçar para se lembrar de tudo.

Isso não é bom. O ideal é que você já tenha essa lista registrada, ação por ação e quem é o responsável por cada uma delas, em mãos!

Registrar os processos executados no seu consultório é fundamental para saber exatamente o que está dando certo e o que pode ser melhorado no seu empreendimento! Além disso, tem algo ainda mais importante: infelizmente, você não é onipresente e nem onisciente.

Não vai estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, enquanto realiza uma consulta, você nunca vai saber, exatamente, como está a sua sala de espera. Será que todas as ações que você esperava que os seus funcionários na recepção executassem foram bem-sucedidas?

Como controlar essas tarefas?

É aí que entram os processos!

Se você define bem o passo a passo de cada processo em andamento no seu consultório, tudo fica mais fácil, tanto para os seus funcionários, quanto para você! Só assim é possível controlar e medir a qualidade dessas ações!

E tem mais ainda:

Se você só delega funções aos seus funcionários sem se preocupar em registrar, em detalhes, cada uma das ações executadas por eles, o que acontece quando um deles resolve sair do seu consultório?

O novo funcionário que ocupará o seu lugar estará perdido, sem diretriz alguma e você terá trabalho dobrado para treiná-lo. Sem o registro dos processos a serem executados por ele (tudo sendo falado no boca a boca), você pode esperar algumas semanas de erros e equívocos nas tarefas mais básicas? afinal, essa história de boca a boca já ficou para trás na delegação de tarefas para os funcionários também!

Fora que, sem um registro documentado dos processos que você quer que ele siga, como você poderá cobrá-lo com propriedade? Palavras se perdem, podem ser ambíguas e mal interpretadas e resultar em conflitos desastrosos para o seu consultório!

Entende agora, por que é tão importante estabelecer processos definidos das ações de cada área do seu consultório?

Gestão de qualidade: um caso de sucesso

Você sabe como gerir a qualidade do seu consultório? Isto é, ter a certeza de que todas as funções executadas tanto na gestão, no atendimento, no marketing e no financeiro do seu consultório estão sob o seu controle e caminhando, com o máximo de qualidade, para as metas que você definiu?

Como eu já disse, não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e muito menos executar ou monitorar todas as tarefas realizadas no seu consultório de uma só vez.

Então, como gerir a qualidade da gestão do seu consultório? Como gerir os seus funcionários da melhor forma e garantir que as tarefas estão sendo bem executadas?

Bom, apesar de não ter como estar em todos os lugares ao mesmo tempo, existem alguns segredos que podem ajudá-lo a monitorar todas as áreas do seu consultório sem que você precise estar sempre presente.

Mas essas dicas só são possíveis se você já definiu e registrou todos os processos do seu consultório! (Se ainda não fez isso, planeje um dia na semana para ficar por conta disso!).

Mas antes de contar os segredinhos que vou revelar hoje, você precisa conhecer uma história famosa que reforçou a importância dos processos para empresas do mundo inteiro:

Dos detalhes ao macro: a gestão de qualidade começa no vaso de flor do canto da sua sala de espera

Você conhece o caso do rock star David Lee Roth? Ele era o vocalista da banda Van Halen. Se não conhece, não tem problema!

Clique aqui e saiba mais sobre a história de David e como ele levou os processos a outro nível! Essa técnica você também pode aplicar aí no seu consultório!

http://bit.ly/Aplicando-Processos-no-Consultorio
Website: http://www.imedicina.com.br/