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DINO - 04 jul, 2018) - Seja para realizar uma venda, apurar informações ou para cobrar um devedor, o relacionamento com o cliente é essencial para o sucesso dos negócios. Personalizar esse atendimento demanda atenção a vários detalhes para agilizar a atividade e conseguir bons resultados.Confira três pontos de atenção necessários nesse momento:1. Atualize sua base de dadosTrabalhar com informações corretas e cadastros completos é uma premissa para estruturar e planejar sua estratégia de contato com o cliente. Quando se tem todos os dados em mãos, é possível mapear perfis de clientes, verificar históricos, levantar indicadores e traçar padrões de comportamentos. Tudo isso agiliza a tomada de decisão e direcionam as ações da empresa em prol de maior eficiência na operação. Não manter os dados cadastrais atualizados ou tê-los de maneira incompleta pode inferir no sucesso de toda a companhia.2. Otimize a localização dos clientesSe você tiver uma base completa com os dados dos clientes atualizados, fica bem mais fácil de localizar cada um deles. Saber o local é um dos recursos de maior relevância para qualquer tipo de negócio, e dentre os segmentos beneficiados estão seguradoras, advocacias e escritórios de publicidade. Não há nada que prejudique mais os negócios do que ligar para uma pessoa e não encontrá-la, enviar cartas e voltar ou ainda perceber que os e-mails não são respondidos. Se isso estiver acontecendo, é muito provável que esteja trabalhando com uma base incompleta e sem localização. Isso pode gerar uma série de problemas, afinal, a localização de um cliente é essencial para que cobranças, por exemplo, sejam feitas de maneira assertiva e evitem o acúmulo da inadimplência.3. Personalize o atendimentoO atendimento personalizado faz toda a diferença e ainda ajuda a melhorar a experiência de cada consumidor. Por isso, é fundamental usar a tecnologia e o banco de dados atualizado para sondar o histórico de cada cliente e atender suas necessidades de maneira eficaz. Além disso, o olhar humano a partir de todas as informações obtidas de cada pessoa é uma oportunidade de ouro para se diferenciar nos negócios mesmo sem estar olho a olho com ele.*Rafael Albuquerque é CEO da Unitfour, empresa brasileira referência em fornecimento de dados para as áreas de cobrança, call centers, risco, crédito, antifraude, CRM e marketing.