São Paulo--(
DINO - 29 set, 2016) - Boas novas para a economia brasileira. Há um mês, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou números em relação aos investimentos realizados no segundo trimestre de 2016 no Brasil foram cerca de 0,38% maiores que os observados no trimestre anterior, algo que trouxe esperança de perspectivas melhores para todo o setor. O empresário brasileiro Marcio Alaor,
vice-presidente do Banco BMG, reporta a notícia, entendo a importância de todo esse contexto.
O Ipea concluiu esse levantamento através do Indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), expediente que antecede o que será divulgado em breve pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), denominado de Sistema de Contas Nacionais Trimestrais (SCNT), indicador que deve reforçar a ideia de crescimento dos investimentos, de acordo com notícias reportadas por
Marcio Alaor.
De acordo com José Ronaldo de Souza Junior, um dos coordenadores dos estudos levantados pelo Ipea, as projeções são tão animadoras, uma vez que os resultados podem ser os melhores desde os três primeiros meses de 2014, o que dimensiona um futuro fértil para a área dos investimentos no país.
O
empresário Marcio Alaor ainda reporta a expectativa do coordenador que, entre outras coisas, acredita numa melhora significativa do setor para os próximos meses e anos. Os números negativos que já eram observados ao longo de vários e longos meses devem ser coisa do passado diante da nova confiança que o setor passa a ganhar com a alta dos investimentos.
Impacto da Construção Civil
A construção civil foi um dos setores que mais contribuiu para o recente crescimentos nos investimentos, reporta Marcio Alaor. De acordo com o levantamento do IPEA, os indicadores apontaram que os investimentos realizados em máquinas e equipamentos para o setor sofreram grande elevação, o que evidencia o poder deste segmento.
Souza Junior, coordenador do Instituto, ainda destaca que o crescimento da economia brasileira está diretamente ligado à questão do potencial de
investimentos. Trata-se de um ciclo que privilegia gestores de diversos os segmentos, em especial os da construção civil, nesse momento.
O indicador de investimento produzido pelo IPEA ainda especifica o potencial da construção civil no assunto. Os números detalham que a alta no setor foi de cerca de 1% no segundo trimestre e que os investimentos exclusivos em equipamentos e máquinas subiram impressionantes 11% em relação ao primeiro trimestre de 2016.
Os fatores que mais contribuíram para que o setor crescesse em números atuais foram o ótimo desempenho da produção dos chamados bens de capital e, sobretudo, pelo crescimento da exportação, datado principalmente do mês de junho, informa o executivo do Banco
BMG.
Contexto Fiscal
O crescimento contínuo da economia, algo que todo o setor projeta para o futuro, está diretamente conectado à efetivação das mudanças fiscais, segundo José Ronaldo de Souza Junior. Ele acredita que a ideia de promover sustentabilidade aos investimentos púbicos pode fazer com que boas notícias como a alta atual dos investimentos passem a ser mais frequentes e corriqueiras.
Website:
https://marcioalaorbmg.com/