Releases 16/05/2017 - 11:42

Incentive uma criança a aprender música e transforme a sua vida


Atibaia - SP--(DINO - 16 mai, 2017) - É comum que alguns pais queiram que seus filhos aprendam a tocar um instrumento musical desde criança, visto que a prática oferece diversos benefícios aos pequenos. De acordo com diferentes pesquisas, aprender música na infância melhora funções cerebrais ligadas à memória, organização e controle das emoções. Estes ganhos se manterão por toda a vida, mesmo que a criança pare de tocar após um tempo se dedicando a prática. Outros benefícios como melhora na autoestima, socialização, competências linguísticas, maior concentração, entre outros podem ser constatados nas crianças que tocam algum instrumento, porém aquelas que têm um contato intenso com a música, ainda que apenas como ouvinte, também são beneficiadas.

Para começar as aulas específicas de algum instrumento, o ideal é que a criança já tenha no mínimo quatro anos, quando já é capaz de fazer movimentos mais sutis com as mãos. No entanto, isso não impede que os estímulos musicais comecem desde a gravidez. Mesmo que nenhum membro da família saiba tocar um instrumento, selecione músicas de diferentes estilos e toque-as para o bebê, a mesma atividade deve ser feita após o nascimento. Cantar para eles, ou com eles, também é uma boa opção. Para os maiores, peças de teatro, musicais ou shows, adequados para sua idade, são indicados. Com este contato, já é possível descobrir quais os interesses da criança e se ela está pronta para iniciar as aulas.

É preciso ir devagar, caso a criança não esteja preparada, as aulas instrumentais e teoria musical pode assustá-la e tornar as aulas um verdadeiro martírio. Alguns especialistas indicam, além do contato musical em casa, aulas de apreciação musical, com atividades mais livres, assim aos poucos as crianças se adaptarão a estudar música. Outro fator a ser considerado, é que o aprendizado musical é mais fácil para uns do que para outros, não pressione seu filho por resultados, aprender a tocar deve ser uma experiência prazerosa e com muita paixão pela música, não uma obrigação.

De acordo com a Jubi , loja de órgãos eletrônicos e acessórios, o momento certo para começar a tocar um instrumento, depende também de fatores físicos. Mãos e braços precisam ser fortes e grandes para alcançarem certas distâncias e reproduzir os movimentos necessários. Em alguns casos, até os instrumentos menores, são grandes para as crianças. Procure por modelos adaptados como o piano eletrônico infantil, com som similar a versão acústica do piano, este instrumento é ideal para crianças que desejam aprender a tocar, mas ainda não têm o tamanho suficiente para um instrumento maior.

A melhor fase para aprender a tocar um instrumento é entre os três e os dez anos. Porém, isto não quer dizer que após este período tudo está perdido, alguns músicos de sucesso começaram sua carreira apenas na adolescência e existem até aqueles que, por diversão, iniciaram os estudos aos trinta ou cinquenta anos. O importante é perceber a paixão, a força de vontade e a motivação da criança para aprender música.

Website: http://www.jubi.com.br/