(
DINO - 08 dez, 2015) - Não é novidade que além do futebol, o brasileiro também é apaixonado por carro. Contando com isso, e mesmo com a queda este ano de 25% nas vendas até novembro, as montadoras do setor automobilístico não diminuíram os
investimentos para 2016.
O especialista e conselheiro sobre o assunto,
Ricardo Tosto, diz que as marcas têm consciência de que o setor precisa de investimento a médio e longo prazo e estão confiantes que o cenário irá melhorar em alguns anos. Até lá, seguem apostando em novos modelos de carros para, ao menos conter a queda.
Os
Sport Utility Vehicle (SUV"s) foram o xodó de 2015 e para 2016, Ricardo Tosto alerta, a previsão é de que os utilitários esportivos estejam disponíveis em novas opções. A Fiat que passou anos sem novidades terá logo duas surpresas para os "pilotos", a picape Toro e um novo subcompacto ainda sem nome.
A Audi, empresa automobilística alemã, é uma das que trará para o Brasil novas opções. O A4- Nova geração foi apresentado ao público no Salão de Frankfurt, na Alemanha, o sedã mais tradicional da Audi ficou maior, mais espaçoso e mais leve. A versão Wagon do A4 também chegará ao país no próximo ano.
O crossover, Q3, e o maior SUV da Audi, o Q7, também estarão disponíveis para os brasileiros em versões mais bonitos e com mais tecnologia, afirma o
especialista Ricardo Tosto. Além disso, o Audi TTS- Nova geração chega logo no inicio de 2016 ainda mais potente.
A Bayerische Motoren Werke, famosa e também alemã, BMW, trará novidades na Série 3, na Série 7 e na X1. A primeira, o sedã mais vendido da história da empresa, terá mudanças leves no visual. A segunda, o maior e mais luxuoso sedã da marca, terá boas novidades tecnológicas, a previsão é que esta chegue ao
Brasil em março.
E a terceira ganhará nova geração, também com previsão de sair da fábrica de Araquari (SC) entre março e abril, ressalta Ricardo Tosto.
A americana Chevrolet não deixará de inovar no Brasil em 2016. Uma das novidades é o Camaro- Nova geração, apesar do câmbio desfavorável. Outra é o Cruze- Nova geração que, segundo o especialista Ricardo Tosto, deve ser a principal aposta da empresa para o próximo ano.
Porém, está previsto apenas para o fim do segundo semestre, já como linha 2017, pois o novo modelo ainda não começou a ser vendido nem nos Estados Unidos. Uma nova versão do Onix, carro líder de vendas no Brasil em 2015, do Prisma, da S10, que terá mudanças, sobretudo, na dianteira, e do Trailblazer também marcarão presença em 2016.
O ano será de muitas inovações para o setor automobilístico, acentua Ricardo Tosto, diversas outras empresas terão seus modelos renovados, como a Ferrari, a Ford, a Honda, a Jaguar, a Kia, a Lamborghini, a Mercedes- Bens, a Mitsubishi, a Nissan, a Peugeot, a Porsche, a Renault, a Toyota, a Volkswagen, entre outras.
Além disso, mais uma notícia para os fãs do mercado dos automóveis, em 2016 serão inauguradas as fábricas de Mercedes-Benz no município de Iracemápolis (SP), e de Jaguar Land Rover, em Itatiaia (RJ).