(
DINO - 11 jan, 2017) - O intestino faz parte da seção final do sistema digestivo. A parte final do nosso intestino é composta pelo reto, ânus e pelo canal anal. Obviamente que essa é uma região que também é repleta de veias, vasos e artérias. Hemorroida na verdade é o nome que se dá a esse conjunto de vasos que constam na região anal. A Hemorroida interna é uma doença onde há a dilatação das veias do ânus e reto, podendo vir acompanhadas ou não de inflamação.
As veias da região anal, ao contrário das veias de outras regiões do corpo, não possuem nenhum mecanismo para coibir o represamento do sangue. Quando ocorre uma pressão maior sobre elas, aumentam-se as possibilidades para o seu ingurgitamento.
As hemorroidas são então uma espécie de varizes. O sangue que foi parar na região fica ali, parado, represado, podendo causar trombose e inflamação das veias. Elas podem causar ainda dor (o que é bastante comum), coceira e sangramento.
Classificação das hemorroidas
Existem dois tipos de hemorroidas: a hemorroida externa e a
hemorroida interna. A hemorroida externa é quando ela é facilmente encontrada e identificável ao redor do ânus. A hemorroida interna é quando a hemorroida fica escondida no reto.
As hemorroidas internas possui 4 classificações distintas de graus:
? Grau 1: não prolapsam através do ânus.
? Grau 2: prolapsam através do ânus durante a evacuação, mas voltam a posição original por conta própria.
? Grau 3: prolapsam através do ânus e só voltam a posição normal com auxilio manual.
? Grau 4: ficam prolapsadas através do ânus e o retorno não é possível nem com o auxílio manual.
As hemorroidas internas que possuem grau 1 não ficam visíveis. As de grau 2 conseguem passam desapercebidas, pois só é possível observá-las enquanto se defeca, algo que não ocorre. Geralmente essas suas classificações não causam dor.
As hemorroidas internas grau 3 e 4 ficam facilmente visíveis e identificáveis e geralmente inflamam, ocasionando dores e coceiras.
Causas para a ocorrência de hemorroida interna
A hemorroida interna é um problema bastante comum. Uma estatística demonstra que mais de 50% da população acima de 50 anos sofre desse problema em algum grau.
Algumas das principais causas para a hemorroida interna são:
? Prisão de ventre;
? Excesso de força ao defecar;
? Alimentação contendo poucas fibras;
? Diarreia crônica;
? Tabagismo;
? Gravidez;
? Sexo anal;
? Cirrose;
? Permanecer sentado no vaso por longo tempo.
Sintomas da hemorroida interna
A hemorroida interna pode apresentar ou não alguns sintomas. Ela costuma apresentar sintomas com menos frequência que uma hemorroida externa. Um sinal bem evidente de sua existência é a presença de sangue nas fezes durante a evacuação.
Essa hemorroida, no caso de acontecer uma trombose ou quando há muito esforço para evacuar e ocasiona um prolapso da hemorroida, pode provocar muitas dores.
Tratamento da hemorroida interna
O
tratamento da hemorroida interna, quando essas se situam em grau 1 ou 2, pode ser um tratamento conservador, ou seja, feito com remédios, pomadas, cremes, dieta e banhos de assento. Quando ela se encontra em grau 3 ou 4, o tratamento mais indicado é cirúrgico.
Cuidados a respeito da hemorroida interna
A hemorroida interna não costuma ser sintomático, o que faz com que seu diagnóstico acabe ocorrendo um pouco mais tarde. De toda forma é importante atentar para o menor sinal de dor ou sangramento ao evacuar, pois pode ser um indicativo de hemorroida.