Releases 07/03/2016 - 17:03

CEO da antiga Borghi Lowe comenta o aumento do valor dos anúncios no Oscar 2016


São Paulo--(DINO - 07 mar, 2016) - O Oscar, apesar de ser considerado internacionalmente como a maior premiação do cinema mundial, ainda não pode ser comparado ao Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano, no que diz respeito ao mercado publicitário. Porém, segundo os dados divulgados sobre a edição de 2016 da premiação, que ocorreu no dia 28 de fevereiro, o Oscar está se tornando cada vez mais relevante para os grandes anunciantes e recebendo valores cada vez maiores nos intervalos de sua transmissão, comenta o publicitário José Borghi, da antiga Borghi Lowe.

Segundo os números divulgados pela instituição Kantar Media, a edição de 2015 do Oscar arrecadou cerca de US$ 1,8 milhão a cada trinta segundos de comerciais durante os intervalos do evento, o que no total, chegou a aproximadamente US$ 110 milhões em publicidade. A final do campeonato de futebol americano, por sua vez, conhecida nos Estados Unidos como Super Bowl, permanece na liderança isolada em termos de arrecadação com publicidade, somando cerca de US$ 5 milhões para cada trinta segundos de propaganda, noticia o CEO da antiga Borghi Lowe, atual Mullen Lowe.

Já no ano de 2016, as estimativas são de que a 88ª edição do Oscar tenha arrecado em torno de US$ 2,2 milhões a cada trinta segundos, somando um total de US$ 135 milhões, o que demonstra claramente essa tendência de valorização dos comerciais do evento em um período de apenas um ano.

Entre as propagandas que foram passadas durante a transmissão do Oscar 2016 pela rede de tv norte-americana ABC, um dos principais destaques, informa José Borghi, da Borghi Lowe, foi a nova campanha de televisão patrocinada pela rede social LinkedIn, cujo título é "You"re closer than you think", que em tradução literal seria algo como "Você está mais próximo do que imagina".

Uma das maiores razões que atraem os grandes anunciantes para divulgarem os seus comerciais durante essa famosa premiação do cinema é o custo-benefício. Apesar da importância do Super Bowl, o evento gera, em média, 27 visualizações por cada dólar empregado, enquanto o Oscar gera uma média de 25. Isso significa que, em comparação com o Super Bowl, anunciar no Oscar é uma oportunidade ainda bem mais barata e com praticamente o mesmo alcance de visualizações da campanha publicitária, comenta o CEO da Borghi Lowe, antiga Mullen Lowe.

Outro fenômeno interessante pode ser analisado em relação ao Oscar, pois mesmo com o avanço da internet e das mídias sociais, a premiação não perdeu audiência nos últimos anos, tendo ocorrido justamente o contrário. A explicação para isso é de que a internet tem funcionado como uma grande aliada do Oscar. As constantes especulações sobre possíveis ganhadores promovidas na rede têm contribuído para aumentar o interesse do público em relação ao evento, o que acaba aumentando também a audiência.

Por fim, uma pesquisa feita no ano passado pelo USA Today comprova que cerca 31% das pessoas que assistiram os comerciais nos intervalos do Oscar demonstraram interesse em adquirir aquele produto anunciado. Em contrapartida, somente 7% dos que assistiram o Super Bowl demonstraram esse mesmo interesse.

Website: http://us.mullenlowe.com/