São Paulo--(
DINO - 18 mai, 2016) - Neste momento em que os lançamentos e vendas de imóveis no país sofrem uma retração histórica ? queda, respectivamente de 24% e 7% entre janeiro e setembro de 2015 comparando a igual período de 2014, segundo levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção e consolidada pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) com sindicatos da construção (Sinduscons) e Associações de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademis) de diferentes regiões do país, o mercado revisita um conceito clássico para ajudar a superar a crise do setor: os flats.
Mas, diferentemente tanto da fase de ouro dos apart-hotéis quanto do período de lançamento indiscriminado de flats e a posterior explosão da bolha do segmento, nos anos 1990, dessa vez a ideia é inovar e focar na demanda trazida pelas mudanças demográficas. Senior Living e Student Housing são dois novos modelos de empreendimento imobiliário que despontam como alguns dos nichos mais atrativos do setor.
Voltados para públicos com tendência de crescimento acelerado e necessidades específicas, a terceira idade e os universitários, ambos modelos possuem características bem definidas e que necessitam de ampla pesquisa para sua implementação.
Atuando no planejamento e desenvolvimento destes residenciais, o consultor turístico-imobiliário Caio Calfat, da Caio Calfat Real Estate Consulting, vem desenvolvendo estudos que indicam a oportunidade para desenvolver estes tipos de empreendimentos em dezenas de cidades brasileiras de grande e médio porte.
Relativamente novo no Brasil, o Student Housing é um modelo de negócio impulsionado pela crescente demanda de universitários e a busca por instituições fora de sua cidade de origem. Segundo dados do Censo da Educação Superior divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o número de matrículas na graduação cresceu 6,8% entre 2013 e 2014, chegando a 7,8 milhões de estudantes. Levantamento do Censo 2010 do IBGE aponta que 30% dos universitários estudam fora de sua cidade natal. Seriam mais de 2 milhões de potenciais clientes destas hospedagens. Trata-se de um fenômeno mundial. De acordo com pesquisa da consultoria especializada em mercado imobiliário JLL (Jones Lang LaSalle), o Student Housing movimenta 200 milhões de dólares em todo o mundo.
No Estado de São Paulo, um destes exemplos é o ULiving, com duas unidades já operando, uma em Sorocaba e outra na capital, no bairro da Bela Vista. São apartamentos mobiliados, com recepção 24 horas, internet e TV e área de estudo, além de serviços hoteleiros pay-per-use (lavanderia, academia, limpeza de quartos etc.). A Caio Calfat vem atuando no planejamento deste produto, através da realização de estudos de viabilidade mercadológica e econômico financeira, identificando os melhores locais, as tendências de crescimento e os potenciais usuários para o empreendimento.
Já o Senior Living é um produto desenvolvido a partir de uma nova realidade: a população acima de 60 anos deverá triplicar nas próximas duas décadas passando de 22,9 milhões (11,34%) para 88,6 milhões (39,2%), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A expectativa de vida subirá de 75 para 81 anos.
Conforme o pesquisador e especialista em longevidade, Alexandre Kalache, a geração chamada de "baby bommers", de pessoas nascidas pós-Segunda Guerra, vive hoje, segundo um termo que o próprio Kalache criou, na "gerontolescência". Trata-se, de acordo com o especialista, de uma transição entre o fim da meia idade, por volta dos 60 anos e a verdadeira velhice, que começa perto dos 80 anos nos tempos atuais. Ou seja, trata-se de uma população crescente, muito ativa, com recursos acumulados e necessidades diferenciadas.
Recentemente, a Calfat realizou a avaliação mercadológica e econômica de um empreendimento localizado próximo ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que será transformado de hotel em um senior living. Com cerca de 100 apartamentos, a proposta é oferecer um serviço para idosos ainda ativos, que obviamente precisam de cuidados, em um ambiente moderno e seguro, que se distancia da antiga imagem das casas de repouso, com serviços hoteleiros, arquitetura adaptada e equipe médica multidisciplinar.
Website:
http://www.caiocalfat.com.br