(
DINO - 03 fev, 2016) - Muitos empresários na hora de criar a sua empresa contam com especialistas na área de marketing para criar uma estratégia geral, que abrange todo o processo de venda e a relação entre o consumidor e a empresa. O dever principal dessa equipe é montar uma estratégia para alcançar o objetivo da empresa e para isso utiliza da publicidade para poder impulsionar o contato do cliente com o produto a ser vendido.
Além disso, os empresários devem criar uma marca e registrar tanto a marca, quanto os produtos da empresa. "O nome da empresa é um bem como qualquer outro. E por isso deve ser resguardado", afirma a advogada Maria Isabel Montañés, especialista em propriedade intelectual e direito patrimonial da Cone Sul Assessoria Empresarial.
A marca não é apenas um signo visual estático, mas também o DNA da empresa, uma base de informações e crenças que se juntam à marca. E quem constrói o valor dessa marca no mercado é o marketing. Desde as pesquisas de mercado, o planejamento interno de como promover essa marca, a criação de um slogan, até o modo como a publicidade irá vender essa marca para o consumidor.
Após pesquisas intensas e com o plano de comunicação montado, a publicidade fará a divulgação do produto, com o objetivo de convencer o consumidor de como o produto ou o serviço será benéfico para ele. Entretanto, mais importante do que vender o produto, a publicidade é responsável por vender a marca ao consumidor.
Muitos consumidores compram produtos por acreditarem na marca, nos valores criados ao redor dela. Existem centenas de exemplos nas prateleiras dos supermercados de como um produto se vende pela marca. Ou seja, é imprescindível que o empresário crie uma marca e tenha uma excelente equipe de marketing.
Diferente do que muitos consumidores acreditam, a marca e a publicidade não são a mesma coisa. A marca é aquilo que a empresa é, são os valores da empresa, já a publicidade é uma ferramenta, em geral, audiovisual utilizada por especialistas de marketing para expandir a marca para o consumidor.