Releases 03/02/2016 - 18:11

Introdutora da harpaterapia no Brasil esclarece a técnica em novo livro


Rio de Janeiro--(DINO - 03 fev, 2016) - Em um país onde a musicoterapia tem pouco espaço e a harpaterapia ainda é desconhecida pela maioria das pessoas, Cláudia Miranda explica as técnicas e convida seus leitores a aprenderem mais sobre as nuances e usos da harpa em "Tons de cores e sons". O livro é recomendado para todos aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos na prática, sejam eles estudantes, médicos, terapeutas, músicos ou demais interessados.

Primeira obra em português sobre o assunto, "Tons de cores e sons" esclarece como os sons e cores podem ser usados para conferir bem-estar e melhorar a saúde dos pacientes. Ao longo do texto, a autora descreve o tratamento alternativo, apresenta suas indicações e diferentes formas de uso, mostra algumas pesquisas sonoras de ponta, além de trazer partituras e exercícios de sintonia energética multidimensional, como alongamentos, trabalhos de automassagem e treinos de respiração. A obra terá poucas cópias impressas, mas conta com versões em e-book colorido em português e inglês.

A autora mostra uma linguagem muito didática, complementada com gráficos e imagens que facilitam ainda mais o entendimento dos conceitos. Antes mesmo de explicar no que consiste a harpaterapia, Cláudia Miranda conta como o instrumento chegou a diferentes países, sua importância para a história e os diferentes modelos existentes. O conteúdo é claro e objetivo, o que estimula profissionais a experimentar o lado terapêutico da música e possibilita a leigos compreender e aprender mais sobre a prática sem dificuldades.

Sobre a autora:

Cláudia Miranda é uma das pioneiras na atividade de harpaterapia no Brasil. Iniciou seus estudos sobre o instrumento em 2002 e fez diversos cursos de música, incluindo musicoterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais e harpaterapia pelo International Harp Therapy Program. Cláudia oferece o tratamento em consultórios, hospitais, abrigo de crianças, casa de idosos e abrigo de animais pelo Projeto Anjos das Harpas e Projeto HarPAZ, além de dar aulas de Introdução à Harpaterapia. Também organiza eventos de harpaterapia: em março de 2016, a harpista americana Sue Raimond virá a Belo Horizonte mostrar seu trabalho de música na harpa para animais; em maio de 2017, Christina Tourin, a diretora do International Harp Therapy Program, também visitará o Brasil para trazer ainda mais informações sobre o tema.