Maceió (AL)--(
DINO - 10 mar, 2016) - Para homenagear as mulheres no dia dedicado a elas, a Usina Coruripe promoveu, no dia 8 de março, uma ação inédita em seus 91 anos de história. Na data, as mulheres assumiram as diretorias da empresa para debater sobre a igualdade de direitos e realizar reuniões sobre o papel da mulher na companhia. O objetivo foi reunir ideias para identificar oportunidades de aumentar a influência feminina na Coruripe.
De acordo com Jucelino Sousa, presidente da Coruripe, todas as decisões e tarefas do dia foram executadas pelas mulheres que ocuparam os cargos. "Essa ação enfatiza a importância do público feminino na empresa, mostrando que, cada vez mais, as mulheres assumem posições de destaque com igual competência. Além disso, estamos valorizando o papel delas para a construção de uma empresa mais sólida e igualitária", afirma. Ele conta que a ata da reunião geral do dia 8 de março será debatida, posteriormente, na reunião de Diretoria Oficial e será divulgada para a empresa com um plano de ação.
Pelo novo organograma provisório, a secretária Alcione Andrade assumiu a presidência da empresa. As demais integrantes da nova gestão da Coruripe foram a analista financeira Tatiana de Kassia Correia Calheiros (diretora financeira), a coordenadora Corporativa de Qualidade Industrial Maria de Lourdes da Cruz (diretora de produção), a gerente Administrativa e de RH de Campo Florido, Milena Marinho (diretora administrativa e de RH), a coordenadora jurídica Vania Cristina Siviero (diretora jurídica), a analista comercial Paula Fernanda Alves da Silva (diretora comercial) e a analista de fornecedores Maria Patricia Freitas Chaves (gerente executiva de fornecedores).
Levantamento da consultoria PwC mostra que, em 2015, as mulheres representavam 60% dos graduados universitários, mas apenas 3% dos líderes de todo o mundo eram mulheres. O estudo aponta também que, apesar da abundância de mulheres qualificadas, apenas 4,3% dos principais executivos entre as 250 maiores empresas brasileiras são do sexo feminino. Segundo a sócia da PwC Brasil, Ana Malvestio, é preciso considerar duas premissas: "a primeira é que esse problema não vai ser corrigido sozinho; a segunda é que, para criar um mundo mais igual, todo mundo tem um papel a desempenhar".
Sobre a Usina Coruripe
A Usina Coruripe, uma das maiores empresas do setor sucroalcooleiro no território nacional, foi fundada, em 1925, por José de Castro Azevedo, a partir da união de diversos engenhos de banguê, que já expressavam àquela época a vocação canavieira do município de Coruripe, a 120 quilômetros de Maceió (AL). Em janeiro de 1941, o empreendedor Tércio Wanderley adquiriu o controle acionário da empresa.
Hoje, a empresa ?que tem sede em Alagoas, quatro unidades em Minas Gerais e um terminal de transbordo em São Paulo? fabrica 20 milhões de sacos de açúcar e 500 milhões de litros de etanol. Possui infraestrutura para estocar 9,2 milhões de sacos de açúcar e 203 milhões de litros de etanol. O faturamento bruto é de R$ 1,6 bilhão por ano.