Releases 05/02/2016 - 16:49

Empresário inicia franquia de açaí móvel no País


Porto alegre--(DINO - 05 fev, 2016) - Dizem que a ousadia é uma das características principais de um bom empreendedor. Imagine só levar um alimento tipicamente nordestino e de regiões quentes para um dos estados mais frios do Brasil? Foi o que fez o cearense Rodrigo Queiroz quando começou a vender açaí em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (RS), em 1996.

Pouco conhecida no estado, a polpa da fruta, que é consumida gelada é a preferida dos brasileiros nos dias quentes, devido a seu alto índice nutricional e sabor único. Mas, para os gaúchos descobrirem isso, foram necessários alguns anos. "Vi uma oportunidade de negócio e não hesitei. Até então, quem conhecia o açaí eram somente as pessoas que visitavam outros lugares do País e Estados Unidos. Logo todos se apaixonaram e o açaí entrou de vez pro cardápio", contou Queiroz.

A fruta amazônica era chamada por muitos gaúchos de "sarado" e daí o empreendedor conseguiu um nome para fortalecer sua marca, o Açaí do Sarado. Com nome e o gosto na boca do povo, Queiroz rapidamente abriu quatro pontos de vendas dentro de academias em Porto Alegre. "Mesmo as academias sendo concorrentes, me convidaram e ofereceram o ponto gratuitamente, pois trazia alunos de uma forma impressionante", lembra o empresário.


Mas, como o sucesso do açaí foi estrondoso, a concorrência começou a explorar a venda na região e uma multinacional invadiu o mercado. Foi neste momento que Rodrigo Queiroz teve que se reinventar. "Resolvi diminuir custos e não ter mais lojas físicas, então iniciei um site com e-commerce e tele-entrega em, no máximo, 12 horas", explica. Através do site, que também pode ser acessado por smartphones, os consumidores podem optar por pacotes em açaís de dois sabores: banana e açaí com Whey Protein, que é o preferido dos amantes da boa forma.

Mas o empreendimento não para por aí, pois o cearense está expandindo seus negócios para o mercado de franquias móveis, que já conta com um franqueado e cinco em avaliação. "Em um primeiro momento estamos dando mais atenção aos interessados na região Sul, mas a ideia é expandir para outras regiões", detalha.
A franquia consiste em uma van personalizada e adequada aos padrões do Açaí do Sarado e treinamento nos procedimentos de atendimento, higiene e produto. "É uma ótima oportunidade, pois não temos nenhum concorrente em unidades móveis no País. "Além disso, a burocracia para obter a licença ou alvará das prefeituras de qualquer cidade do Brasil é simples e rápida de conseguir em função da classificação fiscal e tipo de negócio voltado ao empreendedor, que o Governo Federal, via Sebrae, incentiva na classe, facilitando seu ingresso no mercado de trabalho como microempresário", ressalta Queiroz.

O empresário estima que o investimento inicial seja de R$ 35 mil, mas nada impede que o franqueado utilize um veículo mais barato, o que reduz o custo da adaptação a R$ 5 mil somados a R$ 7 mil para capital de giro para 90 dias. O tempo estimado de retorno do investimento é entre 6 e 9 meses, com lucro integral após 18 meses. "No primeiro mês o faturamento já pode chegar a R$ 9 mil, pois o lucro do concessionário é de 100% por produto. Coloco em contrato que garanto um mínimo aceitável da venda de 20 potes por dia, senão ele terá seu dinheiro de volta", garante.

Segundo Queiroz, a principal vantagem é a mobilidade do negócio, que pode ir até seu cliente onde estiver ou até mesmo ser utilizado para tele-entregas. "Além disso, o investimento é um dos menores do mercado, oferecendo um lucro real que nenhum empreendimento tem. Há também a possibilidade do concessionário ter sua própria rede de vans e conquistar de vez sua liberdade financeira, que afinal, é o que todos queremos", completa.

Outro ponto é a venda de qualidade de vida aos clientes. "O açaí tem dez vezes mais vitamina C do que a acerola e 20 vezes mais ferro que o feijão, sendo ideal para pessoas que tem problemas de anemia. Também propriedades antioxidantes que protegem o organismo, dentre outras vitaminas, como a B, D e E", explica Queiroz.

Apesar da crise econômica no Brasil, Rodrigo Queiroz diz que esta é uma gigantesca oportunidade de crescimento, pois é durante este momento que empreendedores de verdade se destacam. "O agora é o tempo certo para mudar nossas vidas, saindo da zona de conforto e perdendo o medo de arriscar, pois senão nunca saberemos se dá certo ou não. Está na hora de vendermos lenço para quem está chorando, então arrisque e mude de vez sua carreira, realizando o sonho de ser seu próprio patrão", finaliza.
Website: http://www.acaidosarado.com.br/