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DINO - 25 mai, 2015) - O atual contexto altamente competitivo do mercado exige que as empresas sejam cada vez mais dinâmicas, adaptando-se às necessidades de seus clientes de forma constante e progressiva, com o objetivo não só de aumentar a sua fatia de mercado, mas, também, assegurar sua lucratividade e sobrevivência.
Para superar os desafios dessa constante adaptação, as empresas estão procurando soluções com o apoio de tecnologias que auxiliem no estabelecimento de vantagens competitivas, proporcionando um diferencial que agregue valor aos seus produtos e serviços e resultem em uma maior margem de contribuição. Neste sentido, a implementação da tecnologia VoIP (voz sobre IP) tem sido cada vez mais utilizada no universo empresarial.
A popularização da internet como um meio de comunicação de alcance global e de baixo custo, aliada a um aumento constante na velocidade da transmissão de voz via rede, de acordo com estudiosos, criou um ambiente viável para o uso da tecnologia para a transmissão de áudio digital em tempo real. É o que se chama de Voice over IP, ou VoIP. A comunicação de voz em redes utilizando o IP (Internet Protocol) resultou no aparecimento da Telefonia IP, que consiste no fornecimento de serviços de telefonia utilizando a rede IP para o estabelecimento de chamadas e comunicação de voz.
As estatísticas referentes ao uso da tecnologia VoIP apontam um crescimento significativo. No Brasil, de 2006, mais 262 mil assinantes de telefonia fixa VoIP, sendo as maiores prestadoras deste serviço a Embratel/Net e a GVT, o número subiu para quase 3,5 milhões em 2010, com Net e GVT ainda figurando entre as maiores prestadoras.
O "novo" PABX
Reconhecida no mercado por sua constante inovação, a Telecall, empresa que atua no setor de telecomunicações desde 1998, apresenta novo dispositivo para facilitar e melhorar a qualidade da comunicação empresarial, o CallPhone.
Trata-se do IPBX da Telecall, o antigo PABX transferido para uma nuvem; virtual e controlado pelo cliente. O IPBX é um PABX via IP, ou seja, possui todas as vantagens de um PABX, porém utiliza os protocolos de internet para o tráfego de voz; ele trabalha para tornar a rede VoIP mais dinâmica, transparente e independente para as empresas. O IPBX, que permite às linhas telefônicas as mesmas facilidades e funcionalidades que um PABX oferece às linhas convencionais, é infinitamente escalonável e oferece os seguintes serviços: gravação de chamadas, associação de ramal nos celulares IOS e Android, secretária de voz por e-mail e saudação de voz (URA).
O CallPhone disponibiliza ramais telefônicos, associados a um único número ou grupo, por meio de acessos digitais interligados à central telefônica PABX. Os planos são adequados à necessidade de cada empresa, o cliente tem controle dos seus gastos e conta detalhada através da linha digital. A instalação é imediata, o custo de investimento igual a zero e as ligações entre as filiais gratuitas.
Presente nos EUA, Espanha e Brasil, a Telecall integra internet e telefonia por mais mobilidade e portabilidade na vida moderna.
Evolução VoIP e Telefonia IP
O uso da internet para interligar pessoas não é um advento novo, e sim uma evolução do que aconteceu no século XIX quando Alexander Graham Bell inventou o telefone. O conceito VoIP existe desde as primeiras redes de computadores implementadas. Consolidou-se por volta de 1990, quando surgiu o primeiro software comercial, o Internet Phone da VocalTec Communications, que possibilitava a comunicação transportando amostras de voz por pacotes IP, porém, a qualidade de comunicação era precária.
Em 1998, algumas pequenas companhias já eram capazes de oferecer serviço de VoIP, com certa qualidade, interligado ao serviço de telefonia convencional. Por volta de 2003, a tecnologia VoIP começou a se difundir no universo empresarial. Em 2005, na América Latina, o uso da telefonia IP aumentou 44,3%, se comparada ao ano de 2004.
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