LUXEMBURGO--(
BUSINESS WIRE-
DINO - 03 nov, 2016) -
O Governo de Luxemburgo, a instituição bancária de direito público "Société Nationale de Crédit et d"Investissement" (SNCI) e a empresa de tecnologia espacial norte-americana Planetary Resources assinaram um acordo de investimento e cooperação de 25 milhões de euros no âmbito da iniciativa da
SpaceResources.lu de Luxemburgo, que tem como objetivo a exploração e a utilização comercial de recursos de Objetos Próximos da Terra (NEOs), como os asteroides.
Neste acordo, o governo luxemburguês investe capital direto na
Planetary Resources, Inc. e o Ministério da Economia fornece financiamento através de diferentes tipos de subvenções de P&D. O financiamento vai acelerar os avanços técnicos da empresa com o objetivo de lançar sua primeira missão comercial de prospecção de asteroides até 2020. Esta parceria acontece depois de um memorando de entendimento assinado em junho passado para o desenvolvimento de atividades em Luxemburgo, relacionadas à utilização de recursos espaciais. Em maio de 2016, a
Planetary Resources, Inc. estabeleceu uma subsidiária integral com sede em Luxemburgo, que recebeu o nome de
Planetary Resources Luxembourg.
A SNCI assume a posição de capital público, o que a torna um acionista minoritária, e Georges Schmit, membro do conselho de consultoria do governo da iniciativa da
SpaceResources.lu, se une ao conselho de administração da Planetary Resources. Antes de sua posição atual, Georges Schmit foi cônsul-geral e diretor executivo do Luxembourg Trade & Investment Office em San Francisco, depois de ser diretor-geral de Política Empresarial, Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, secretário-geral e diretor de Indústria do Ministério do Luxemburgo de Economia e Comércio Exterior, ao qual se juntou em 1981. De 1995 a 2002, ele foi presidente do conselho executivo da SNCI.
Por sua parte, a Planetary Resources, está fortalecendo a indústria espacial local ao desenvolver várias atividades, exclusivamente em Luxemburgo, com foco no desenvolvimento de propulsão, integração de lançamento de espaçonaves, comunicações em espaço profundo, sistemas de ciência de asteroides, desenvolvimento de produtos de observação da terra e operações de missões.
O Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Economia de Luxemburgo, Étienne Schneider, declarou: "O Grão-Ducado de Luxemburgo, que se tornou um acionista da Planetary Resources, sela a nossa parceria e estabelece os princípios de nossa cooperação nos próximos anos, demonstrando o forte empenho do governo em apoiar o setor espacial nacional, atraindo atividades inovadoras na utilização de recursos espaciais e outras áreas relacionadas. O Grão-Ducado tem uma história renomada em parcerias público-privadas. Em 1985, Luxemburgo se tornou um dos acionistas fundadores da SES, um marco para as telecomunicações por satélite e agora um dos líderes mundiais neste setor".
"Estamos muito entusiasmados em acolher o Grão-Ducado como um parceiro e investidor. Assim como a visão e a iniciativa do país aceleraram o setor de comunicações via satélite através de suas parcerias público-privadas, esse financiamento e apoio vai acelerar os nossos empreendimentos, ao avançar e fortalecer as nossas realizações substanciais", disse Chris Lewicki, presidente e diretor executivo da Planetary Resources, Inc. "Planejamos lançar a primeira missão comercial de prospecção de asteroides até 2020 e esperamos colaborar com nosso parceiro europeu nesta nova indústria fundamental."
Divulgado pelo Ministério da Economia de Luxemburgo
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Ver a versão original em businesswire.com: http://www.businesswire.com/news/home/20161103005778/pt/
Contato:
Meios de comunicação:
Ministério da Economia, Luxemburgo
Paul RAUSCH
E-mail:
paul.rausch@eco.etat.lu
Tel.: (+352) 247-84135
Celular: (+352) 661 728 724
Fonte: BUSINESS WIRE