Releases 02/08/2016 - 15:17

Compare as formas de vender um carro usado e saiba qual é a melhor opção para cada caso


(DINO - 02 ago, 2016) - Na hora de vender um bem de valor, quanto mais informação, melhor. Antes de negociar a venda do seu carro com uma concessionária ou uma revendedora de veículos, entender como todo o processo funciona pode evitar perdas financeiras e surpresas desagradáveis.

Por isso, os especialistas da InstaCarro prepararam um comparativo com todas as formas de negociar a venda de um seminovo, mostrando qual é a opção mais vantajosa para cada caso e situação.

Preço

Concessionárias: na maioria das vezes, a oferta será abaixo do que esperado. Normalmente, com descontos de 20% a 35% do valor da web. Entre os fatores que influenciam diretamente no desconto das concessionárias estão o custo de operação, mão de obra, necessidade de garantia de câmbio e motor por 3 meses e o risco do estoque. Ou seja, a concessionária vai comprar o carro e pode demorar meses para vendê-lo. Com isso, além de arcar com a possibilidade de ficar com aquele capital parado por um tempo, tem que arcar com a desvalorização natural do carro.

Classificados: uma venda para particulares sempre terá melhores preços do que uma venda para concessionárias. Além de não ter os custos que a concessionária teria para revender o carro, não se dá garantia para o comprador.

Conhecidos: é possível conseguir melhores preços, já que também não haverá custos que a concessionária teria para revender o carro ? e o vendedor não é obrigado a dar garantia sobre o veículo.

Leilões entre revendas: na maioria das vezes, as ofertas são melhores do que se o carro for vendido a uma concessionária. Por quê? Em primeiro lugar, não há tempo hábil de ir a todas as lojas para as quais a InstaCarro, por exemplo, oferece o veículo. Em segundo lugar, pelo fato de a empresa conectar a oferta a um número muito grande de concessionárias, normalmente encontrando aquela que já tem um cliente em vista. Portanto, a concessionária pagará mais pelo carro, pois não correrá risco de estoque.

Segurança

Concessionárias: não há riscos quanto à documentação e o recebimento do dinheiro. As concessionárias fazem todo o processo e entregam o dinheiro no ato da transação ? a não ser que quem está vendendo opte por deixar o carro consignado, dessa forma só receberá quando o mesmo for vendido. Nestes casos é preciso se atentar e saber se realmente a concessionária vai ter os cuidados necessários.

Classificados: como, provavelmente, a venda não será feita para um conhecido, há maiores riscos quanto à segurança da transação. Em primeiro lugar, por problemas com documentação no futuro, como multas, por exemplo. Segundo, qual será a forma de pagamento? Dificilmente o comprador vai querer pagar o valor total à vista. Caso você aceite o parcelamento, poderá ter problemas com cheques sem fundo.

Conhecidos: é raro ter problemas com a documentação e pagamento, basta fazer todo o processo de transferência corretamente e saber para quem você está vendendo.

Leilões entre revendas: a transação é 100% segura. A própria empresa faz todo o processo de avaliação do carro, levantamento da documentação e transferência. Só é preciso levar o carro até o local agendado e já sair com o dinheiro na conta.

Tempo

Concessionárias: é preciso tempo para achar uma concessionária que pague o valor mais próximo ao esperado; e paciência, pois esta procura pode durar alguns dias ou até semanas.

Classificados: algumas pessoas têm a sorte de vender rapidamente, mas é exceção. Em geral, o tempo estimado vai até três meses (ou mais) para conseguir uma negociação.

Conhecidos: normalmente, o veículo é vendido mais rapidamente do que em uma venda para concessionárias ou classificados online.

Leilões entre revendas: o processo de avaliação, o leilão online e a oferta final duram apenas entre 1h e 1h30.

Para quem é mais indicado

Concessionárias: ideal para quem não tem pressa para vender o bem e dispõe de tempo para visitar diversas lojas em busca da melhor valorização.

Classificados: a melhor maneira para quem não está com pressa e, talvez, nem precisando do dinheiro na hora da venda. Mas, sim, priorizando uma melhor valorização do veículo, pois uma pessoa física pagará mais do que concessionárias ou pontos de revenda.

Conhecidos: perfeito para quem está querendo vender e já tem um conhecido interessado no veículo.

Leilões entre revendas: para quem quer se desfazer do bem com agilidade e precisa rapidamente do dinheiro, é a forma mais indicada.

*InstaCarro (www.instacarro.com) é um empresa que viabiliza negócios rápidos, seguros, transparentes e com os melhores preços de lojas e concessionárias para quem quer vender o carro. O veículo é ofertado para mais de 600 lojas e concessionárias do Brasil em até uma hora, e o vendedor recebe múltiplas ofertas, escuta a maior e, se aceitar, é pago na hora ? sem se preocupar com laudo de transferência.