Releases 10/06/2016 - 14:33

Desafios no dinâmico mundo digital comentados pelo CEO da Mullen Lowe Brasil


São Paulo--(DINO - 10 jun, 2016) - Saber utilizar os diversos recursos digitais que estão ao alcance de qualquer um atualmente é algo fundamental no mundo dos negócios. Por isso, qualquer empresa deve saber explorar isso para ampliar suas possibilidades. E isso não pode ser algo restrito as companhias que desenvolvem suas atividades no meio digital, pois independentemente do setor, todo empreendimento pode ser potencializado através do uso desses recursos.

Apesar de quase todos os empresários já entenderem que utilizar recursos digitais é o melhor caminho para alavancar todo e qualquer tipo de negócio, ainda são poucos os que conseguem se adequar a essa realidade da melhor maneira possível. O publicitário da Mullen Lowe Brasil comenta que isso ocorre porque esse meio é muito dinâmico e exige bastante atenção para que seja possível saber utilizar corretamente as novas tecnologias e lidar com a constante inovação. Assim, é crucial que todas as estratégias das empresas levem em consideração o dinamismo do mercado e do meio digital.

José Borghi ressalta que essa volatilidade está ligada a necessidade de que sejam assimiladas por parte dos empreendedores as diversas demandas do mundo digital, tais como a mobilidade, a conectividade, o relacionamento próximo com o público, a segurança de dados e a obtenção de métricas sobre absolutamente tudo que é feito. O empresário da antiga Borghi Lowe cita que tudo isso é essencial para que as companhias consigam desenvolver estratégias capazes de atrair os consumidores, gerando engajamento e novas alternativas constantemente, pois isso é uma exigência do mercado atualmente. E para conseguir tudo isso é imprescindível ter uma boa estrutura tecnológica e saber lidar com ela corretamente, algo que não é tão simples assim.

Para exemplificar isso, o executivo da Mullen Lowe Brasil reporta uma pesquisa feita recentemente na Europa e nos EUA que mostrou que menos de um quinto dos participantes acham que conseguiram adequar seus negócios tradicionais ao mundo digital de maneira eficiente, já que disseram que não obtiveram evoluções em aspectos cruciais para que esse processo acontecesse como deveria.

Outro dado ruim que o estudo apontou foi que mais da metade dos entrevistados acha que, em comparação com as expectativas dos consumidores, a eficiência da migração das atividades das empresas para o mundo digital está apenas na média ou abaixo do esperado. Entretanto, essa mudança foi apontada por 55% dos participantes da pesquisa como o desafio mais importante para as empresas em 2016, já que é considerada fundamental para melhorar os serviços oferecidos ao público.

O publicitário da Mullen Lowe Brasil comenta que essa transformação é uma demanda dos consumidores e também dos colaboradores das companhias, pois atualmente todos têm mais conhecimentos sobre tecnologia. Até por isso, 65% das pessoas que participaram da pesquisa, que foi encomendada pela Unisys, relataram que consideram a utilização de recursos de TI mais avançados algo fundamental. Sendo que ações digitais como segurança cibernética, mídias sociais, aplicativos mobile, análise de dados e computação em nuvem são avaliadas como indispensáveis para o melhor funcionamento dos negócios digitais, apesar de apenas 20% dos entrevistados terem dito que conseguiram progredir de alguma maneira em relação a esses aspectos.

José Borghi destaca que tudo isso é corroborado pelo êxito obtido por companhias que arriscaram lançar serviços totalmente focados no mundo digital sem que ainda existisse uma demanda fixa para eles. E isso é um dos principais aspectos desse tipo de negócio, pois ele abandona estratégias presas apenas à ideia de que alguém precisa e vai comprar aquilo e arrisca oferecer algo que é desenvolvido para se adequar perfeitamente à exigência do cliente, mesmo que ele ainda nem saiba que tem aquela demanda.

E é exatamente essa "pontualidade" que gera engajamento e dá tanta relevância para as marcas, pois quando o consumidor se identifica com uma companhia por ela ter lhe proporcionado uma experiência de compra agradável, a tendência é que a partir deste momento a relação melhore cada vez mais, comenta o empresário da Mullen Lowe Brasil. Logo, a reputação da marca fica extremamente positiva, o que é determinante para o seu crescimento. Isso porque, segundo alguns estudos, uma parcela considerável dos consumidores se dispõe a pagar por um produto ou serviço mais caro quando tem confiança na empresa com a qual irá fazer o negócio.

Website: http://us.mullenlowe.com/