Releases 13/07/2015 - 10:11

Smartphones serão responsáveis por dois terços do mercado chinês de telefonia móvel, de acordo com novo estudo da GSMA


XANGAI--(BUSINESS WIRE-DINO - 13 jul, 2015) -
Até o final de 2015, os smartphones serão responsáveis por dois terços das conexões móveis na China, de acordo com um novo estudo publicado hoje pela GSMA Intelligence, a divisão de investigação da GSMA. O novo estudo "Como os dispositivos 4G na China estão transformando o maior mercado móvel do mundo" considera que o uso de smartphones no país (em percentagem de conexões) atingiu 62% até o final do 1º trimestre deste ano, acima do nível médio europeu (55%).

A rápida adoção de smartphones em todas as áreas urbanas chinesas tem sido alimentada pela crescente popularidade de marcas internacionais, como o iPhone, da Apple, e dispositivos produzidos por um número crescente de fornecedores de smartphones do mercado interno. Os modelos 4G são, agora, o principal motor das vendas de celulares, o que está acelerando a migração da China de redes 3G para 4G.

"Quase metade da população chinesa responde por 1,3 bilhão de conexões móveis, das quais 62% são de smartphones", disse Yang Hyunmi, diretor de Estratégia da GSMA. "O nosso estudo publicado hoje revela um mercado interno vibrante que estabeleceu o smartphone como um parâmetro do estilo de vida e a plataforma digital para milhões de cidadãos chineses ? com os investimentos em grande escala nas redes 4G feitos por operadoras móveis do país desencadeando uma nova era de crescimento."

Os smartphones estão transformando o mercado 4G da China

De acordo com a GSMA Intelligence, existiam 632 milhões de assinantes móveis exclusivos1 na China no 1º trimestre de 2015, representando 48% da população. Os smartphones representaram 805 milhões (62%) de 1,3 bilhão de conexões móveis da China, com previsão para alcançar 913 milhões (68%) até o final do ano. No entanto, o crescimento em conexões de smartphones tem diminuído no último trimestre, à medida que o mercado amadurece, sugerindo que a maioria das vendas atuais de smartphones está sendo impulsionada por substituições, em vez de novas conexões.

As conexões 3G no país começaram a declinar, com a substituição dos smartphones 3G por modelos 4G. O estudo prevê que não haverá novos modelos sem ser 4G lançados por fornecedores chineses de smartphones depois de 2016, sendo que muitos já deram esse passo. A previsão é de que as conexões 4G na China cheguem a 1 bilhão em 2020, representando cerca de dois terços do mercado ? acima dos 100 milhões (8%) do final de 2014. As operadoras móveis locais também estão impulsionando a mudança para o 4G, subsidiando o custo de uma gama cada vez maior de dispositivos 4G por meio de seus canais de varejo.

O aumento dos fornecedores chineses de smartphones

De acordo com o estudo, o preço médio de um smartphone no país asiático é de 1.100 yuan chinês (175 dólares). O preço médio de um smartphone de um fornecedor interno chinês é de 935 yuan chinês (150 dólares), quase metade do preço de um smartphone de uma marca internacional ? 1.765 yuan chinês (285 dólares). No entanto, o estudo constata que os principais fornecedores chineses, tais como Xiaomi e Huawei, estão lançando cada vez mais novos modelos que visam os segmentos médios e altos de mercado.

Os fornecedores chineses também estão produzindo uma proporção maior de smartphones 4G em comparação com os seus rivais internacionais. Nos primeiros três meses de 2015, 70% dos novos modelos de aparelhos lançado por fornecedores chineses suportavam o 4G. A média global foi de 40%. A diferença média de preços entre um smartphone 4G fabricado na China e o seu equivalente 3G é de 375 yuan chinês (60 dólares).

"Os fornecedores chineses de smartphones, tais como a Xiaomi, Huawei e Lenovo, estão se beneficiando de uma rica produção local, o que lhes permite competir com marcas estrangeiras de celulares, como Apple e Samsung", acrescentou Hyunmi Yang. "Existe, ainda, um grande mercado para a produção de smartphones orçamentais que permitem às pessoas se conectarem à internet móvel pela primeira vez, enquanto que o número crescente de clientes abastados na China também está alimentando um crescente mercado de smartphones de luxo."

O novo relatório "Como os dispositivos 4G na China estão transformando o maior mercado móvel do mundo" está disponível para assinantes da GSMA Intelligence e membros credenciados da imprensa mediante solicitação.

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses de operadoras de telefonia móvel em todo o mundo, unindo quase 800 operadoras a mais de 250 empresas no amplo ecossistema da tecnologia móvel, incluindo fabricantes de celulares e de dispositivos móveis, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, assim como organizações e setores industriais adjacentes. A GSMA também realiza os principais eventos da indústria, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress Shanghai e a série de conferências Mobile 360.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

1 Assinantes móveis exclusivos (pessoas físicas) podem ser responsáveis por várias conexões móveis

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato: GSMA
Contatos de imprensa Brenda Bu (Pequim)
+8610 8569 9928
bbu@webershandwick.com ou
Vivienne Wu (Pequim)
+8610 8569 2395
vwu3@webershandwick.com ou
Ava Lau (Hong Kong)
+852 2533 9928
alau@webershandwick.com ou
Assessoria de Imprensa da GSMA
pressoffice@gsma.com Fonte: BUSINESS WIRE