São Paulo - SP--(
DINO - 21 set, 2016) - A máxima de que produtividade e resultados devem vir em primeiro lugar vem perdendo cada vez mais espaço na vida corporativa. Há algumas décadas a ideia de que o trabalho era um mal necessário e que se trabalhava para, depois, ser feliz, era muito aceita e até mesmo difundida. Mas, nos últimos anos, experiências colocadas em prática em organizações de todo o mundo comprovam que focar em bem-estar e felicidade dos profissionais no ambiente de trabalho promove uma substancial melhora nos índices de desempenho, produtividade e, consequentemente, lucratividade no mundo dos negócios.
Cada vez mais empresas no mundo vem investindo esforços para se tornarem lugares onde os profissionais almejam trabalhar. O ranking da Great Place To Work traça um padrão de excelência para ambientes de trabalho e é aplicado em 53 países. Nele é possível perceber que as organizações que ocupam as melhores colocações também são aquelas que obtiveram excelentes resultados de negócios. Para Diana Dahre, Presidente do Instituto Vida Positiva, sediado em São Paulo, investir no bem-estar dos colaboradores impacta diretamente nos resultados organizacionais: "Empresas de todo o mundo vêm aplicando métodos de gestão relacionados com a psicologia positiva e ciência do bem-estar como forma de melhorar a qualidade de vida de seus funcionários", diz.
Estudos baseados no ROI (Retorno sobre Investimento) comprovam que a cada dólar aplicado em programas de bem-estar gera um retorno de 6 a 12 dólares. Pesquisas realizadas pela Harvard Business School apontam que pessoas felizes produzem 31% a mais; aumentam seu potencial de vendas em 37% e são 3 vezes mais criativas. Segundo Benedito Nunes, professor e pesquisador coordenador do Instituto Movimento pela Felicidade, com sede em Belo Horizonte, este é um modelo onde todos saem ganhando: "O funcionário trabalha mais feliz e motivado o que, naturalmente melhora seu desempenho e produtividade. A organização ganha funcionários mais engajados e focados e um clima organizacional de ótima qualidade, além da melhora nos resultados relacionados à imagem da empresa junto ao consumidor final e o aumento do lucro do negócio. É o lucro da felicidade", explica.
Além dos muitos benefícios, as técnicas da ciência da felicidade e bem-estar têm baixo custo para as organizações, se comparadas a outros métodos gerenciais, e são facilmente implementadas, de forma que começam a trazer resultados para todos em um curto espaço de tempo. Todos estes fatores fazem com que esta seja considerada a melhor alternativa para potencializar negócios e gerar resultados eficazes mesmo em um momento de crise como o que o Brasil vem passando atualmente. Foi pensando nisso que o Instituto Vida Positiva se uniu ao Instituto Movimento pela Felicidade para realizar, no mês de dezembro de 2016, o Primeiro Encontro Internacional de Felicidade e Bem-Estar nas Organizações, na Fecomércio, em São Paulo.
O evento contará com experientes palestrantes, pesquisadores e executivos, que demostrarão como boas práticas de felicidade podem impulsionar pessoas na busca do equilíbrio biopsicossocial, motivar e engajar equipes e organizações na busca de resultados, além de conduzir a sociedade à construção de uma nova ética de relações.
Diana explica que os temas que serão debatidos apresentarão a aplicabilidade da Ciência da Felicidade e do Bem-Estar em suas múltiplas dimensões e, adianta um pouco do que poderá ser acompanhado no evento:
- É mais feliz quem tem saúde ou é mais saudável quem é feliz?: A médica cardiologista Floriana Bertini demonstrará que os efeitos da felicidade sobre a saúde se estendem da prevenção e no tratamento de doenças, com o objetivo de despertar a consciência dos benefícios da felicidade para o organismo.
- O poder da Comunicação Positiva: Todas as áreas de nossas vidas, para que sejam bem-sucedidas, dependem da eficácia da nossa comunicação e um processo de comunicação ineficaz afeta o clima organizacional e os resultados de empresas e negócios. A Mestre em Comunicação e Especialista em Psicologia Positiva Gaya Machado mostrará como identificar nosso padrão comunicacional individual e explicará como podemos melhorar nossas relações e potencializar nossos resultados pessoais e profissionais.
- Dinheiro traz felicidade? Muitos pensam que ter um pouco mais de dinheiro seria a solução de muitos dos problemas que enfrentam, mas, na verdade, o segredo da felicidade financeira está no equilíbrio. O educador financeiro Márcio Martins explicará que educação financeira é muito mais que números. Trata-se de mudança de pensamentos e de comportamentos em relação ao dinheiro, alinhados a estratégia e projetos de vida.
- Alimentação e felicidade: A nutricionista especialista em Nutrição e Qualidade de vida Michelle Pereira de Campos demonstrará como a química dos alimentos pode interferir nas nossas emoções e dará sugestões de quais alimentos podem e devem ser inseridos no nosso cardápio diário para que tenhamos mais saúde, qualidade de vida e sejamos mais felizes.
- Como exercitar o foco pode transformar as organizações: O psicólogo especialista em psicologia positiva Fábio Munhoz apresentará os benefícios das práticas de mindfulness e generosidade no ambiente de trabalho. O objetivo é auxiliar o indivíduo a tornar-se mais feliz, calmo, criativo, focado e mais em contato consigo mesmo.
- Os talentos de cada profissional usados em favor das organizações: Dedicamos mais de 60% do nosso dia ao trabalho e é fundamental que identifiquemos o real potencial das pessoas, afim de utilizar seus talentos natos em prol da produtividade das organizações. O mentor em desenvolvimento de pessoas Frederico Machado vai apresentar alternativas para resolver problemas existentes no ambiente corporativo, atentando para o que realmente importa, o ser humano e sua felicidade.
Benedito conclui: "O Encontro Internacional de Felicidade e Bem-Estar nas Organizações vai mostrar, na prática, como a aplicação desta vasta gama de métodos e conhecimentos pode ser um forte aliado na gestão de pessoas nas organizações e na sociedade. Estamos certos de que ele marca o início de uma nova era na administração de empresas e na promoção da qualidade de vida em todas áreas".
Encontro Internacional Felicidade e Bem-Estar nas Organizações
09 e 10 de Dezembro na Fecomércio SP
Ingressos à venda:
http://www.sympla.com.br/