Belo Horizonte, MG--(
DINO - 10 abr, 2017) - O sistema de Jateamento com CO2 da Cold Jet é um processo eficiente e viável economicamente, e vem sendo utilizado pelos mais diversos segmentos industriais como forma de maximizar a qualidade e capacidade produtiva. Ele é utilizado para a remoção de resíduos de produção, seus agentes relacionados e contaminantes.
O procedimento tem sido aplicado com sucesso na remoção de tinta, óleos, graxas, "biofilmes", carepas de fundição e solda, colas, poeira e resíduos sólidos aglutinados. O processo é totalmente isento de umidade, não abrasivo, não inflamável, não condutor de eletricidade e não gera resíduos secundários. O sistema Cold Jet, portanto, pode ser utilizado em equipamentos elétricos sem nenhum risco de danos
Este método consiste na limpeza dos equipamentos a partir do jateamento com gelo seco (CO2) em elevadas velocidades, onde as partículas de gelo seco são utilizadas como agente de impacto, aceleradas via ar comprimido. O jateamento funciona pela associação de três fatores primários: energia cinética provocada pelo impacto das partículas de Gelo seco aceleradas a velocidades supersônicas, pela diferença de temperatura, uma vez que o Gelo Seco possui uma temperatura de -78º C, o que cria uma zona de choque térmico, contraindo a camada de impureza e desprendendo-a do material base e pelo efeito da sublimação (passagem de seu estado sólido diretamente para o estado gasoso), quando ocorre uma expansão de aproximadamente 800 vezes no volume da molécula de CO2, agindo como se ocorresse um micro explosão em cada molécula do elemento impactante, no caso o Gelo Seco.
O Jateamento com gelo seco utiliza uma combinação única de forças para potencializar a remoção de contaminantes da superfície sem causar qualquer dano ou geração de resíduos secundários. Similarmente ao Jateamento com areia, granalha, micro esfera de vidro, soda cáustica, a limpeza através do jateamento com Gelo Seco prepara e limpa superfícies, utilizando um agente particulado acelerado por um sistema de ar comprimido. Mas a similaridade termina aqui.
O Sistema Cold Jet otimiza a performance do Jateamento para cada aplicação através da combinação destes três fatores e pela possibilidade de ajuste de quatro variáveis: pressão do ar comprimido; tipo de bico utilizado no jateamento (distribuição da velocidade); granulometria da partícula de CO2 e sua densidade; e relação entre a massa da molécula de CO2 e densidade do fluxo (partículas por unidade de área por segundo).
Desde a limpeza na restauração de delicados livros históricos contaminados em incêndios, até a limpeza de equipamentos de produção de milhões de dólares no próprio local, a linha de produtos e equipamentos de jateamento com Gelo seco da Cold Jet, com sua variedade única no mercado de máquinas, bicos, acessórios, oferece ao mercado possibilidade de solucionar os desafios da limpeza industrial, de forma eficiente, com qualidade e ecologicamente correto.
Website:
http://jetco2.com.br/