São Paulo, SP--(
DINO - 02 abr, 2018) - Um dos 10 setores que estarão presentes na ANUFOOD Brazil 2019, versão nacional da maior feira de alimentos do mundo, é o Bread & Bakery, que faturou R$ 39,252 bilhões no país em 2017. O número é da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados - ABIMAPI, em parceria com a consultoria Nielsen. Em volume, foram cerca de 3,5 milhões de toneladas vendidas.
Segundo a ABIMAPI, o valor de faturamento manteve a média histórica e a pesquisa apontou também que estas indústrias apresentaram crescimento de 34% em vendas e, de 4,5%, em volume, quando comparados os resultados dos últimos cinco anos. Separadamente, a categoria de biscoitos faturou R$ 24,054 bilhões em 2017; massas alimentícias, R$ 8,751 bilhões; e pães e bolos industrializados, R$ 6,446 bilhões.
"Há alguns anos já participamos da Anuga na Alemanha. E para nós, esta primeira edição da versão brasileira da feira fortalecerá o comércio internacional e fomentará discussões estratégicas para as categorias que representamos, bem como ampliará o mercado doméstico", diz Claudio Zanão, presidente-executivo da associação.
Graziela Pastro Luchini, diretora geral da Grani Amici, marca já confirmada na categoria Bread & Bakery da ANUFOOD Brazil, confirma que o mercado está em um momento positivo, especialmente o nicho "free from", no qual a empresa atua. "Somos pioneiros neste segmento e nos diferenciamos pela inovação em produtos. Fomos a primeira empresa brasileira a oferecer pães frescos sem glúten, por exemplo", afirma.
Especializada em produtos panificados sem glúten e sem leite, com versões sem açúcar e veganos, a Grani Amici apresentará sua linha de pães de forma, bolos, minibolos, torradas e misturas. Incluindo itens diferenciados, como pão de batata doce, bolo de churros, bolo de frutas com amêndoas e misturas para brownie e pão de queijo veganos. "Achamos uma excelente oportunidade estar presente na estreia deste evento no Brasil de forma a encontrar novos parceiros comerciais e consolidar a presença da nossa marca", destaca Luchini.
O nicho "free from" também é a especialidade da Araunah Foods, que confirmou participação no evento assim que soube que seria realizado no país, conforme explica o diretor executivo Samuel Ma. "Não poderíamos ficar de fora, pois queremos fortalecer nossas marcas GoodSoy e BeLive, apresentar lançamentos e, é claro, fechar negócios com redes de supermercados, distribuidores e exportadores".
A Araunah Foods tem mais de 40 SKUs em seu portfólio de snacks saudáveis, incluindo salgados, cookies integrais, brownies e muffins nas versões sem glúten e lactose e zero adição de açúcar. Ma ressalta que o mercado de saudabilidade tem apresentado acelerado crescimento, ganhando a atenção de grandes marcas e redes de supermercado devido a mudanças no comportamento dos consumidores, que estão mais conscientes e buscam melhor qualidade de vida.
"O Brasil ainda tem enormes oportunidades de expansão. Estamos conquistando esse mercado de forma consistente, com presença nas principais regiões, e buscamos o posicionamento de nossas marcas como referência nessa mudança comportamental dos consumidores no Brasil", comenta ele.
De um modo geral, a categoria Bread & Bakery incluirá expositores das indústrias de pães, assados, bolos, espalháveis, massas, panetones, pães de especiarias, torradas, pão torrado e outros produtos torrados. Terá como visitantes atacadistas e distribuidores; mercados e supermercados; empórios, lojas de conveniência e rotisserie; buffet e refeição coletiva (hospitais, clubes, empresas etc.); hotéis, pousadas e demais meios de hospedagem; restaurantes, bares e lanchonetes; padarias e confeitarias; pizzarias; cafeterias; e fornecedores para serviços de alimentação.
Além de ampliar o mercado interno aos expositores, a ANUFOOD Brazil 2019 também criará oportunidades para exportação aos interessados em seguir este caminho, que está com o mercado em plena ascensão. Ainda de acordo com a ABIMAPI, houve um crescimento de 50% das exportações de Bread & Bakery em 2017, com 107 mil toneladas de produtos negociados e US$ 177 milhões em vendas.
Os principais destinos de exportação incluíram Angola, Venezuela, Cuba, Argentina, Estados Unidos, Uruguai, Paraguai, Peru, Chile e Japão. Entre os novos destinos, Catar, Botsuana, Serra Leoa, Arábia Saudita, Ruanda, Benin, Eslovênia e Curaçao. A ANUFOOD Brazil, organizada pela Koelnmesse do Brasil junto à FGV Projetos, será realizada de 12 a 14 de março de 2019 no São Paulo Expo e apresentará os principais lançamentos, tendências de consumo, futuro da segurança alimentar e melhores práticas no segmento. Mais informações podem ser encontradas no site
www.anufoodbrazil.com.br.
Website:
http://www.anufoodbrazil.com.br/