Releases 10/08/2018 - 12:26

Automação de marketing: o que é e qual a sua real importância?


Araraquara/SP--(DINO - 10 ago, 2018) -
Toda empresa tem como objetivo maximizar seu ROI (Retorno sobre Investimento), tendo em vista que este é um dos maiores indicadores para crescimento de um negócio, visto que, ele é uma métrica, na qual ajuda a comparar diferentes ações ou componentes de uma estratégia de marketing para determinar qual é o mais lucrativo e eficiente. Com o ROI é possível saber quanto de retorno uma estratégia de Marketing Digital gera — e se é melhor investir mais em uma área ou em outra. Segundo a Forbes 39% das organizações estão colhendo frutos significativos em seus negócios (como aumento de ROI, fidelização de clientes e mais conversões de vendas, por exemplo) a partir de ações tomadas com base nos dados dos clientes.

O grande sucesso do marketing digital resultou na necessidade de gerenciar uma grande quantidade de leads. Fazer com que esses leads avancem na jornada do cliente passou a ser um desafio para as empresas. Quem já ouviu falar sobre Marketing Digital, logo em seguida escutou sobre automação de Marketing.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Nucleus Research, a automação de marketing gera um aumento de 14,5% na produtividade das vendas da empresa — e uma redução de custos de 12,2% nas despesas da área. Ou seja: a empresa vende mais e gasta menos. O apontamento ainda mostra que 79% das empresas que usaram automação de marketing (marketing automation) por mais de dois anos tiveram o melhor desempenho em suas respectivas indústrias e que 78% dos gerentes de empresas que obtiveram um grande crescimento financeiro nos últimos anos citam os sistemas de automação de marketing (marketing automation) como os maiores responsáveis pelo aumento de suas receitas.

Automação de Marketing é a prática de utilizar softwares e outras tecnologias para agir em escala e aumentar os resultados de uma empresa. Através dela é possível identificar, acompanhar e agir de forma personalizada com o seu público, melhorando o relacionamento em geral e, consequentemente, as vendas.

Existe uma demanda constante por atualização de conteúdos para nutrir os leads gerados a partir de e-mail, blogs, redes sociais, etc.  O público disponível na internet é imenso e as estratégias de marketing digital que podem te ajudar a atraí-los são inúmeras. Porém, realizar todas elas com primazia é um belo desafio tanto para os pequenos empreendedores quanto para as grandes corporações.

Nesse cenário, a automação de marketing surgiu como uma maneira eficiente de lidar com essa questão visto que possibilita que a comunicação e a interação com os Leads aconteça de uma maneira muito mais personalizada e inteligente. Pâmela Ribeiro, Commercial Strategy Manager da empresa Comtele (www.comtele.com.br) desta que: “como o objetivo de toda empresa é gerar oportunidades de negócio e aumentar o resultado em vendas, aderir às estratégias de automação de marketing se torna essencial pois o poder de compra não está mais concentrado no vendedor, mas sim no comprador, ele tem fontes diversas de pesquisa na web, gosta de perguntar e verificar a experiência de outros usuários e quando realiza suas compras, geralmente fornece informações que dizem respeito a ele” e ainda salienta que as principais vantagens de sua utilização são: “força de aumentar vendas e receita; diminuir o custo de aquisição e melhorar retenção/upgrades de clientes”.

Em uma ferramenta de automação de marketing é possível criar campanhas com uma série de e-mails marketing que serão enviados sequencialmente e em dias e horas alternadas para os leads cadastrados e a cada ação do lead pode direcioná-lo para outras campanhas. Por exemplo, se em um e-mail com promoções de computadores o lead clicar mais em notebooks, ele poderá começar a receber mais e-mails sobre notebooks. Outro exemplo se a ferramenta detectar que um lead sempre clica nas promoções mas nunca realiza uma compra o sistema pode enviá-lo um e-mail com um cupom de desconto para incentivá-lo. Todas estas estratégias e e-mails podem ser criados e cadastrados na própria ferramenta de automação.  É fundamental pensar na jornada de compra do potencial cliente e prever quais caminhos ele vai percorrer e assim planejar sua automação de acordo com cada etapa, para influenciá-lo em cada uma delas. Para criar o fluxo de automação de marketing digital perfeito, é necessário pensar como o consumidor e estudar seus passos em cada etapa do funil de vendas da empresa.

Apesar de todos os benefícios citados, existem empresas que investem em uma ferramenta de automação e dizem não alcançar o retorno que esperavam desse investimento, por isto, antes de contratar, pesquise quais são as melhores opções para o seu tipo de empresa e use e abuse dos períodos de teste para avaliar: funcionalidades; facilidades de uso; customização; personalização; integração com outras ferramentas; análise de relatórios; treinamento e suporte técnico e custo total.

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para a automação de marketing, que você pode utilizar. A melhor delas será aquela que se encaixar ao perfil do público-alvo e das ações de marketing que são desenvolvidas pela sua empresa.

Implementar uma automação pode ser um diferencial bastante competitivo para seu negócio, principalmente, por alavancar bons resultados para a empresa.

 



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