Releases 10/08/2018 - 10:48

Personagens da série Dragon Ball estão entre os mais pedidos em estúdios de tatuagem


São Paulo--(DINO - 10 ago, 2018) -
No último mês de março, milhares de fãs do desenho japonês Dragon Ball, considerado um dos mais populares do mundo, se reuniram em praça pública para se despedir da série lançada em 1984, causando alvoroço e tensões diplomáticas entre México (país com um dos maiores índices de audiência) e Japão, por conta de direitos autorais. Embora o término da série não signifique o fim da franquia, que conta com centenas de produtos licenciados e um filme previsto para estrear em dezembro de 2018, uma legião de aficionados vêm procurando os estúdios de tatuagem com o objetivo de eternizar a saga na própria pele. “Cresceu muito o número de pedidos por Goku, Vegeta, Piccolo e Krillin”, diz o tatuador Mario Espolaor, do Inkaholics Tattoo Crew, em São Paulo. Ele estima ter feito aproximadamente cem tatuagens de personagens anime no último ano.

Também fanático pelo desenho criado por Akira Toriyama, Mario tem passado uma temporada em Nova York pesquisando as melhores técnicas e materiais para aplicar os traços dos famosos mangás japoneses na pele de seus clientes. “Estamos vivendo um tempo de revanche dos nerds”, diz. “Antigamente, alguém que gostava de desenho animado e videogame, passava longe dos estúdios de tattoo. Hoje, o estereótipo caiu por terra e esse público tem procurado os melhores tatuadores do mundo em busca dos personagens perfeitos”.

Além de visitar grandes feiras americanas, como a Pagoda City e a Empire State Tattoo Expo, Mario procura se inteirar de novidades envolvendo desenhos animados, séries, filmes e videogames. “Não basta ser um bom tatuador, o que esse público busca é alguém que entenda de cultura pop a ponto de opinar e trocar ideia durante a tatuagem”, conta. Star Wars e Pokémon são considerados clássicos, enquanto obras mais recentes como FullMetal Alchemist, que acaba de ganhar adaptação cinematográfica live-action no Netflix, avançam rumo ao coração e a pele dos geeks.

No Japão, onde a tatuagem é associada ao crime organizado, os personagens locais que ganharam o mundo têm também quebrando tabus, abrindo uma nova categoria batizada de “otattoo”, palavra que combina “otaku”, que significa geek ou nerd, e “tattoo”. “Supercoloridas e com figuras mais amigáveis, essas imagens são bem aceitas mesmo em sociedades conservadoras”, comenta Mario, que carrega na própria pele um Bebop, personagem de As Tartarugas Ninja.



Website: https://www.instagram.com/82tattoo/?hl=en