Ijuí, Rio Grande do Sul--(
DINO - 02 set, 2015) - A UNIJUÍ, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, é uma instituição comunitária com uma trajetória de 58 anos trabalhando pela formação de pessoas e pelo desenvolvimento da região noroeste do Estado.
Já formou cerca de 40 mil pessoas e atualmente tem mais de 10 mil estudantes matriculados em 45 ofertas de cursos. 50% dos estudantes da Universidade estudam com bolsas parciais ou integrais. Só nos últimos três anos foram investidos R$ 113 milhões em benefícios e filantropia a estudantes e comunidade. Além disso, a Universidade concede bolsas para integrantes de projetos culturais, artísticos e esportivos, como o Teatro Unijuí, o Coral e a Cia. Cadagy de danças, lutas e ginástica.
Na área da saúde, ao longo das suas quase seis décadas de atuação, já trabalhou e realizou inúmeros investimentos em toda a região noroeste, atuando fortemente na formação de profissionais qualificados e no fortalecimento das estruturas da saúde.
A Universidade oferta, há mais de uma década, os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Estética e Cosmética, além de Psicologia e Educação Física, com áreas afins à saúde. Também oferece, em parceria com a Unicruz, o Mestrado em Atenção Integral à Saúde.
A Instituição também oferta, há mais de cinco anos, programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ambos em parceria com a FUMSSAR/Santa Rosa- RS, além de um conjunto de residências em parceria com o Hospital de Caridade de Ijuí.
Com esta trajetória consolidada na área da saúde, a UNIJUÍ, desde os anos 1990 lidera a mobilização regional pelo curso de medicina. E, graças a esse esforço da Universidade, Ijuí e região vão ter o curso de Medicina, independente da Instituição que vai ofertar.
Mobilização
Logo após o órgão do Governo Federal anunciar as instituições aptas a implantarem novos cursos, no dia 10 de julho, e desclassificar a proposta da Unijuí, a Instituição iniciou mobilização para reverter este resultado preliminar. Dessa forma, o Reitor Martinho Luís Kelm foi a Brasília, onde, apoiado pela bancada gaúcha no Congresso e no Senado, realizou uma série de audiências, entre elas, com o Ministro da Saúde, Artur Chioro, com o Vice-Presidente, Michel Temer, acompanhou, inclusive, uma audiência dos deputados federais com o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.
E, tão logo o equivocado resultado para o curso de medicina em Ijuí foi anunciado, a Universidade passou a receber inúmeras moções de apoio, totalizando mais de 20 documentos de diferentes entidades. Além da bancada gaúcha em Brasília, a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, entidade de classe que representa os 245 hospitais sem fins lucrativos do Estado, responsáveis por mais de 75% do atendimento do SUS aos gaúchos, diversas prefeituras e câmaras de vereadores da região noroeste também já declararam inconformidade com a decisão do MEC.
Atentos à situação, os deputados estaduais assinaram uma carta apoiando o curso de medicina na Unijuí. O documento foi assinado por TODOS os 55 políticos da Assembleia Legislativa.
A Universidade também recebeu o apoio do Consórcio das Universidades Comunitárias Gauchas???Comung. A entidade divulgou carta aberta à sociedade defendendo a Unijuí, Instituição Comunitária
"O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), que representa 15 Instituições Comunitárias de Ensino Superior, com mais de 200 mil alunos, aproximadamente 60% dos alunos Universitários Gaúchos, vem a público para se manifestar quanto aos novos cursos de Medicina a serem implantados no Rio Grande do Sul", diz o documento".
Medicina é na Unijuí???entenda os motivos:
- 58 anos de história, trabalhando pelo desenvolvimento do Noroeste do RS;
- A Universidade já possui cursos com tradição na área da saúde;
- A Instituição oferta, há mais de cinco anos, programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ambos em parceria com a FUMSSAR/Santa Rosa- RS, além de um conjunto de residências em parceria com o HCI;
- Milhões investidos ao longo da história em laboratórios e cursos da saúde;
- Milhares de profissionais formados na área da saúde atuando na região;
- A Unijuí projeta, para os próximos 18 meses, grandes investimentos para o curso de Medicina;
- Graças ao esforço conjunto da comunidade e da Unijuí, Ijuí foi contemplada com o curso de medicina;
- A Universidade tem o apoio de pessoas e entidades, como os Conselhos Regionais de Desenvolvimento, Federação dos Municípios Gaúchos, hospitais da região noroeste, bancada gaúcha em Brasília, entre outros;
- Cerca de 40 mil profissionais formados pela Universidade ao longo da sua história;
- A Unijuí é uma Universidade conceito 4 na avaliação do MEC, em uma escala de 1 a 5;
- De acordo com o MEC, a Unijuí está entre as 10 melhores universidades privadas do país;
- Os impostos de uma Universidade Comunitária ficariam na região, através da concessão de bolsas de estudos na própria instituição;
Website:
http://www.unijui.edu.br/