São Paulo, SP--(
DINO - 11 dez, 2015) - A chegada de um bebê à vida dos pais é sempre uma ocasião muito especial. Mais do que ter mais um membro importante da família, o bebê é o ser que mais necessita de cuidados e atenção especial.
Afinal, um bebezinho merece mais do que mimos, necessitando principalmente de cuidados com sua segurança e proteção. Quando falamos em passear com o bebê logo passa-se na cabeça uma grande quantidade de acessórios e até mesmo as
roupinhas para bebê extras que os pais devem levar, porém esse zelo deve ser redobrado, pois fora de casa os perigos estão por todos os cantos.
Carros que possuem crianças e bebês devem conter o famoso adesivo bebê a bordo, indicando que o pequeno está embarcado. O adesivo serve como um cuidado com a segurança. Existem diversos modelos que podem ser fixados no carro, mas essa é apenas uma das precauções que devem ser tomadas na hora do passeio.
Vamos conferir algumas dicas de segurança com o bebê dentro do carro!
Cadeirinha de segurança
Quando falamos em crianças e carros, é imprescindível que o bebê esteja bem acomodado em equipamentos adequados. Isso garantirá um passeio muito mais tranquilo para você e para o bebê.
O mais importante dispositivo de segurança a ser utilizado é a cadeirinha especial para criança. Ela é obrigatória por lei e existem diversos tipos no mercado, uma para cada faixa etária.
Para os bebês menores de 1 ano, com menos de 10 quilos, a opção apropriada é o chamado bebê conforto, que fixado no banco traseiro do carro permite que a criança olhe para a traseira do mesmo. Crianças acima de 1 ano podem ser colocadas em cadeirinhas olhando para a frente do veículo, mas é recomendável que continuem olhando para a traseira, pois isso pode reduzir o risco de lesões cervicais em impactos frontais, além de aumentar a proteção nas batidas laterais.
As crianças maiores têm ainda a opção dos chamados assentos de apoio, que têm a função de adaptar a criança na altura correta para o cinto do carro. O importante é que, seja qual for a sua escolha de assento infantil, o equipamento esteja certificado pelo INMETRO, algo que garantirá a qualidade do produto.
Utilize ainda os chamados protetores de assentos para carros, que evitarão que a cadeirinha do bebê deslize com o movimento e, além disso, protegerão seu estofado de arranhões e pequenas depressões.
Cinto de segurança
Com a cadeirinha instalada, o segundo passo mais importante é a utilização do cinto de segurança para o bebê. As cadeiras não devem ser instaladas com o cinto abdominal. Você deve trocar esse modelo pelo cinto de três pontos, já que estes funcionam melhor na retenção do impacto.
Para deixar os bebês ainda mais confortáveis e seguros, você pode adquirir os estofados de cinto de segurança, que têm a função de evitar que o cinto comum cause um incômodo e, até mesmo, algum ferimento na criança. Eles possuem tecido macio e lavável e podem ser encontrados em diversas estampas.
Organizador de Brinquedos e Suporte de Ipad para banco do carro
Com todos os itens já instalados, é hora de cuidar do bem-estar e diversão do bebê no passeio. Para isso, um produto indicado é o suporte de Ipad para banco do carro. Ele é instalado na parte traseira do banco da frente e serve como um entretenimento para a criança que está na cadeirinha, podendo exibir desenhos, contar com joguinhos, etc.
Já o organizador de brinquedos é um produto que, além de auxiliar o bebê, auxilia os papais. Ele também fica preso no encosto do banco da frente e possui alguns bolsos onde você pode colocar os brinquedos da criança, mamadeira, garrafinhas de água, lanchinho e outros itens indispensáveis para o passeio.
Protetor solar e espelho retrovisor
Como toda precaução é pouca quando falamos dos nossos bebês, um importante acessório para passeio é o protetor solar para carros. Ele protegerá o seu filho dos raios UV e garantirá um passeio muito mais confortável e seguro.
Para os papais que querem manter os olhos no bebê, é útil usar o espelho retrovisor para carro, que é um acessório giratório e regulável, que permite uma visão da criança que está no banco traseiro, sem a necessidade de virar a cabeça e desviar a atenção do trânsito.