rio de janeiro, rj--(
DINO - 11 dez, 2015) -
É sabido que o estudo molda o caráter de uma nação e a torna mais desenvolvida, por isso, é cada vez mais importante termos uma boa formação. Mas sabemos também que não é nada barato estudar e cursar uma faculdade particular. Para tentar resolver esse problemas, o governo tentou lançar várias iniciativas para corrigir isso. Vamos falar aqui então sobre os programas do governo mais famosos na área de educação.
Programa Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação que oferece o financiamento da graduação em instituições de ensino superior particulares, com juros mais baixos. O Fies funciona na prática como um empréstimo para pagar as mensalidades, com a diferença que o estudante paga a conta somente após a formatura.
Para solicitar o financiamento do curso pelo Fies, o valor das mensalidades deve comprometer mais de 20% da renda familiar mensal bruta per capita e o aluno precisa estar matriculado em cursos presenciais com avaliação positiva nas avaliações do MEC (conceitos 3, 4 ou 5). Também é obrigatório fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) .
Pronatec
Este programa foi criado em 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff , o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para a população brasileira. O Pronatec envolve um conjunto de iniciativas e projetos e, dentre eles, a oferta de vagas gratuitas nos cursos profissionalizantes do Senai.
Pode se inscrever qualquer brasileiro com ensino médio completo pode se inscrever para a Bolsa-Formação, porém, em linhas gerais (e se houver concorrência de mais de um candidato por vaga), o PRONATEC dará prioridade para alunos que tenham cursado o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada.
Prouni
O Programa Universidade para Todos oferece, para estudantes de baixa renda, bolsas de estudo integrais ou parciais - quando o estudante precisa arcar com 50% das mensalidades do curso - em faculdades ou universidades particulares. O Prouni também seleciona os candidatos com base na pontuação obtida pelo Enem: é necessário ter feito mais de 450 pontos na prova, e não ter tirado nota zero na redação.Para participar, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em uma instituição de ensino particular como bolsista. Para concorrer à bolsa integral, é preciso comprovar renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada(sisu) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato. No site, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.
E o que a Iniciativa privada tem feito?
Ainda existem bons projetos na iniciativa privada, como o programa
Educa mais brasil e o Mais estudo. É fato que alguns deles cobram certas taxas de administração que acabam deixando a situação complicada para quem precisa estudar e não tem dinheiro de nenhuma forma.
Bom, como podem ver, se qualificar tem se tornado cada vez mais fácil em nossa sociedade, e você? Já escolheu onde estudar?
Website:
http://www.cursosgratis.pro.br