Releases 17/08/2015 - 11:58

ANFAPE reúne adesões nacionais e internacionais de importantes Associações


São Paulo--(DINO - 17 ago, 2015) - Sem dúvidas, uma das causas de maior notoriedade nos últimos anos é a da ANFAPE ? Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças ? que enfrenta, desde 2007, a Fiat, Ford e Volkswagen na justiça para defender o direito de liberdade de escolha dos consumidores. Com a intenção de eliminar concorrentes no mercado de reposição de peças, essas montadoras buscam atacar as fabricantes independentes com ações judiciais e notificações alegando que o direito de desenho industrial que elas possuiriam sobre os veículos e suas peças lhes autorizam, com exclusividade, a colocarem peças no mercado de reposição. O resultado disso é a escassez de peças no mercado, carros parados em concessionárias e oficinas e preços elevados
Essas empresas querem destruir o mercado de fabricantes independentes, que existe há mais de 50 anos no país. Vale dizer que as fabricantes independentes ajudam a combater o desabastecimento, considerando que as montadoras não conseguem disponibilizar peças em tempo hábil e cresce o número de pessoas que aguardam com os carros parados nas oficinas, por grandes períodos.
Acompanhando a Justiça do movimento, é crescente o número de Associações renomadas que têm manifestado apoio a ANFAPE. Entre elas destacamos os SINCOPEÇAS ? Sindicato do Comércio de Peças e Acessórios para Veículos, das seguintes capitais: Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná e Distrito Federal; além da AMAP/RJ ? Associação do Mercado de Autopeças do Rio de Janeiro; Força Sindical, SINVEPES ? Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos do Estado do Espírito Santo e ASSOPEÇAS ? Associação da Indústria e Comércio de Veículos, Peças e Serviços do Estado do Ceará.
"É fundamental contar com o apoio dessas importantes entidades para aumentar os esforços em nossa batalha a favor dos consumidores. Dessa forma, conseguimos mobilizar o setor e isso nos fazer ter a certeza de que estamos no caminho certo", diz Roberto Monteiro, diretor-executivo da ANFAPE.
Monteiro destaca que em diversos países essa questão já está resolvida e o mercado independente atua com liberdade. Além das adesões nacionais, a ANFAPE também pode contar com entidades representativas internacionais, que enviam documentos formalizando esse apoio.
É o caso da SDCM ? Associação dos Distribuidores e Fabricantes de Autopeças da Polônia e da gigante ECAR, que reúne Associações e empresas europeias renomadas no mercado de reposição, sendo elas: AIRC (Association Internationale des Réparateurs en Carrosserie), CEA (Comité Européen des Assurances), EAPA (European Automotive Panel Association), FIA (The Eurocouncil of the Fédération Internationale de l"Automotive), FIEA (Fédération Internationale des Experts em Automobile), FIGIEFA (European Federation of Independent Distributors of Automotive Spare Parts), Glass of Europe (Europe"s manufactures of building, automotive & transport glass), InterAutoGlass (International Automotive Glass Federation), UEAPME (Union Européenne de l"Artisanat et des Petites et Moyennes Entreprises), UEMV (European Glaziers Association) e AGE (Automotive Glazing Europe).
"Conquistamos visibilidade internacional e um dos motivos é porque nossa luta é em defesa dos direitos dos consumidores, buscando impedir que as montadoras consigam monopolizar o mercado", finaliza Monteiro.
A causa da ANFAPE está em andamento no CADE ? Conselho Administrativo de Defesa Econômica ? e em 2010 o Órgão anunciou decisão favorável ao pedido da ANFAPE determinando a necessidade de abertura de um processo administrativo contra as montadoras em questão.

Website: http://www.anfape.org.br