(
DINO - 17 ago, 2015) -
Enviar release para jornalistas é uma das atividades fundamentais da assessoria de comunicação. Mas, dependendo da forma com que esse processo é conduzido pode gastar muito tempo e, simplesmente, não se obter os resultados planejados.
Um assessor que envia um e-mail de cada vez costuma não ser tão assertivo quanto os que utilizam plataformas de divulgação. Além disso, encher a caixa de e-mail da redação com texto considerados irrelevantes acaba "queimando" a assessoria.Ou seja, a forma tradicional que muitas assessorias ainda pautam os jornalistas não é nada prática e ainda é arriscada para o relacionamento com a mídia.
Já as assessorias que modernizaram o processo de envio de releases costumam ser bem sucedidas. Quem utiliza o Dino, por exemplo, possui uma taxa de abertura cerca de 10 vezes maior do que quem manda pelos métodos tradicionais.
Descubra como evitar que releases sejam confundidos com spams:
Mailing confiável
O primeiro passo para enviar um release é saber para quem mandar. Afinal, de que adianta elaborar um texto perfeito se o jornalista não irá recebê-lo?
Muitas assessorias de comunicação investem na compra de mailings, mas na prática, não é uma estratégia muito eficaz. Na maioria das vezes, os dados de contato não estão atualizados o que significa perda de tempo e produtividade.
Quando o e-mail volta para a caixa de entrada do assessor, ainda é possível ter a chance de pesquisar os novos contatos (embora demande tempo). Mas, se o jornalista mudou de função, ele irá receber o release, mas dificilmente irá encaminhar para a pessoa correta. O destino mais provável acaba sendo a lixeira.
A solução mais eficaz para enviar release ao destinatário correto é o uso de ferramentas de distribuição.
Segmentação de público-alvo
Mandar release para todos os jornalistas que o assessor tem contato não é a melhor estratégia de distribuição. Além de lotar desnecessariamente a caixa de e-mail das editorias que não têm o menor interesse no assunto, a assessoria de imprensa ainda fica mal vista na redação. Ou seja, a empresa corre o risco de ser ignorada por tempo indeterminado pela mídia.
Quando uma assessoria adota uma ferramenta de distribuição de release todo o processo fica mais ágil e assertivo. No Dino, por exemplo, o assessor tem acesso ao contato de mais de 20 mil jornalistas e pode segmentar por editorias. Dessa forma, o profissional da assessoria de comunicação tem certeza que os releases chegam e são abertos pelas pessoas certas.
Mantenha contato com a redação
Quando o assessor utiliza o e-mail da empresa para o envio de release, a ligação para a redação é algo indispensável. É uma forma de se certificar que o repórter realmente recebeu o conteúdo. Mas, já imaginou quantos assessores também não ligam a cada texto enviado. Muitos jornalistas acabam não gostando desse tipo de ação o que pode prejudicar até a publicação do release.
Quando uma plataforma de distribuição é utilizada, o número de ligações podem ser reduzidas. Como o jornalista recebe o conteúdo que ele próprio solicitou, o assessor tem a certeza que a redação recebeu seu conteúdo. Se a pauta interessar até o próprio repórter pode entrar em contato para solicitar mais informações (e quando o assessor ligar, o jornalista da redação estará mais receptivo).
Manter um ótimo relacionamento com a imprensa é prioridade na vida do assessor de comunicação. Ligar para vender pautas é algo estratégico, mas ocupar o telefone toda hora só para saber se o release foi recebido é prejudicial para imagem da empresa que ele representa e do próprio profissional.
Tome cuidado com o conteúdo
O release precisa ter informações relevantes para o jornalista. Mas, é preciso tomar cuidados especiais com o conteúdo. Frases que lembrem publicidade podem mandar o e-mail automaticamente para a lixeira.
Por outro lado, as técnicas de SEO (otimização do conteúdo para ficar melhor posicionado nos mecanismos de buscas) costumam ser bem-vindas.
Aumento de credibilidade do assessor
Utilizar a tecnologia para facilitar o trabalho dos assessores de imprensa é o objetivo das ferramentas de divulgação de release. Assertividade e praticidade conferem credibilidade ao profissional da assessoria e aumentam as chances de um texto ser publicado.
Sobre o DINO
DINO é a maior plataforma de distribuição de releases on-line do Brasil. Com mais de 20 mil jornalistas e 8.500 veículos cadastrados na mailing, a ferramenta ainda garante a publicação em mais de 120 sites e portais.
Com o Dino a tecnologia facilita o excelente relacionamento entre assessorias de imprensa e os veículos de comunicação.