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DINO - 03 mar, 2016) - Parte da rotina de qualquer empresa, o feedback é essencial para instruir o funcionário e alavancar seu desenvolvimento. O que poucos sabem é que essa estratégia também pode, e deve, seguir o sentido contrário: o líder também espera por críticas. Um ambiente corporativo de sucesso permite essa troca de conhecimento, oferecendo espaço para que o colaborador, independente do cargo, possa se comunicar com liberdade e apontar falhas na gestão do seu chefe.
Não é preciso ter medo de se expor, é o que aponta Sulivan França, especialista em comportamento e presidente da SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). "Um bom líder deve saber ouvir, isso é imprescindível. Reconhecer as falhas na gestão é o primeiro passo para desenvolver estratégias e melhorar como profissional", conta.
Claro que um feedback ao chefe deve ser feito com inteligência, respeitando sua posição hierárquica. Ele pode estar errado, mas possui experiência e conhecimento suficiente para exercer seu papel e deve saber ouvir a equipe. Outro ponto importante é não confundir uma crítica construtiva ao trabalho com desavenças, esse não é o momento.
A conversa é a oportunidade perfeita para saber se impor e ganhar confiança. Para isso, o colaborador pode ajudar na resolução do problema. "Aponte erros, porém mostre soluções. Essa conversa, além de importante, mostra ao líder seu empenho e preocupação com o sucesso do trabalho", aponta Sulivan. Com a devida preparação e comunicação correta, o feedback entre líder e funcionário cumpre seu papel principal: contribuir para o desenvolvimento da empresa.
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