Releases 29/01/2016 - 15:29

Professor Carlos Burity, coordenador-geral de Ciências Biológicas da Unigranrio, foi aplaudido durante apresentação do projeto Escola Verde, em Portugal.


Duque de Caxias--(DINO - 29 jan, 2016) - O caminho já aberto por outras parcerias firmadas pela Unigranrio tem facilitado a internacionalização, para que o curso de Ciências Biológicas da Unigranrio se projete junto a essa universidade portuguesa, que está entre as 200 melhores em todo o mundo, fruto de indicadores de qualidade como reputação acadêmica, científica e cultural.

Projeto Escola Verde tem ações voltadas para educação, saúde e questões ambientais.

Na ocasião de sua visita à FCUP, Carlos Burity apresentou o projeto Escola Verde, em parceria com a empresa Bayer, no desenvolvimento de um planejamento de responsabilidade social diferenciado, em ações voltadas para a educação, saúde e questões ambientais. O público-alvo desse projeto são alunos da rede pública da baixada Fluminense. A Unigranrio foi elogiada por seu projeto de ensino e de extensão, o que demonstra que investir em viagens de estudo ao exterior é uma maneira inteligente de se proporcionar conhecimento e vivência, que ajudam a ampliar a visão global e o reforço ao networking.

Qualificação cinco estrelas.

Carlos Burity explicou que a formação inicial dos professores foi separada com base no nível de atuação e, a partir da década de 1980, por duas instituições distintas: infância e 1º e 2º ciclos do ensino básico (1º ao 6º), nas escolas superiores de educação e, ainda, nos institutos politécnicos, no 3º ciclo( 7º ao 9), onde são formados nas universidades. "Exige-se dos docentes três anos de licenciatura de base e dois anos de mestrado em ensino, em duas áreas disciplinares ? a se destacar biologia e geologia ? para ingresso no magistério público ou privado, em consonância com o tratado de Bolonha, em 2006. Há ainda uma regulação não formal, mas mercadológica, para o ingresso e atuação em ensino naquele país", enfatiza o professor.

Professor Carlos Burity é aplaudido por diretores da Universidade do Porto, após apresentação do Projeto Escola Verde.

Durante a estada de nosso professor Carlos Burity em solo português, soubemos que a apresentação do projeto Escola Verde foi muito aplaudida e que poderá render ganhos educacionais para as duas instituições, com parcerias que renderão intercâmbio entre a Unigranrio e a Universidade do Porto. "Nós vislumbramos a atuação de nossos acadêmicos na formação básica de licenciandos da FCUP, além da atuação de mestrandos da Universidade do Porto em nossos cenários de ensino e projetos de extensão, uma vez que, só nesse momento, no mestrado, é que esses futuros profissionais fazem interface com estes ambientes", ressalta Carlos Burity.

Na foto de capa: Carlos Burity, que foi recebido pelo diretor da FCUP, Antônio Fernando Silva (ao centro) e pelo presidente do Departamento de Biologia dessa universidade, Aires Oliva Teles (primeiro da esquerda para a direita). ?