Releases 11/10/2016 - 17:31

Turnê da Orquestra Sinfônica de Xalapa (México) chega ao Rio de Janeiro


Rio de Janeiro-RJ --(DINO - 11 out, 2016) - A Orquestra Sinfônica de Xalapa, no México, é a mais antiga e uma das mais prestigiadas do país. As apresentações no Brasil começaram no dia 07 de outubro, no Recife, seguido por João Pessoa (08) e Natal (09). Nesta quarta-feira (12), ela chega ao Rio de Janeiro (12), para concerto gratuito, às 18h, no Theatro Municipal. Na quinta (13), realizam concerto de câmara na Igreja de Nossa Senhora da Candelária, às 18h30 e com entrada franca. No sábado (15), eles estarão em São Paulo, às 21h, na Sala São Paulo.

Essa é a primeira passagem pelo Brasil da OSX que já se apresentou em vários países do mundo.
Sob regência do maestro Lanfranco Marcelletti, brasileiro que comanda a orquestra desde 2012, a OSX traz um repertório sinfônico que homenageia Brasil e México. O programa é dividido em duas partes. A primeira traz uma peça do compositor brasileiro Marlos Nobre e outra do mexicano Silvestre Revueltas. Já a segunda parte será dedicada à música de Claude Debussy e Richard Strauss.

De acordo com Lanfranco Marcelletti, que regeu orquestras no Brasil, Estados Unidos, Chile, Itália, Espanha e Suíça, entre outros, a turnê era um sonho acalentado há anos pelos músicos. "Sou brasileiro e meu sonho era levar a orquestra para o Brasil para que nossos músicos mexicanos pudessem conhecer o país. A OSX é uma grande orquestra e quero fazê-la conhecida onde for possível", comenta.

Com apresentações em países como Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Guatemala, a OSX foi aclamada como a "principal embaixadora da criatividade e da música mexicana". Alguns solistas de renome internacional, como Plácido Domingo, Claudio Arrau, Mstislaw Rostropovitch, Emil Gilels, Ruggiero Ricci, Jorge Federico Osorio e Javier Camarena já participaram de concertos na orquestra, uma das mais conhecidas do México.

No Brasil, além de concertos formais, em que será executado este repertório de música sinfônica brasileira, mexicana e universal, serão realizadas oficinas de instrumentos e música de câmara em instituições de ensino, como o Instituto Baccarelli, em São Paulo, e a Orquestra Criança Cidadã, no Recife.

"Pensamos em trazer a Orquestra também para que houvesse esse intercâmbio cultural, em que os músicos conheçam alguns projetos sociais ligados à música e deixassem um pouco de conhecimento para as crianças e adolescentes brasileiros. Além disso, é uma grande oportunidade do público ouvir, pela primeira vez, peças do repertório sinfônico mexicano", explica Ludmila Portela, da Verbo Assessoria, empresa que se associou à Tangram Cultural na realização desta empreitada.

O Repertório
O maestro Lanfranco Marcelletti montou um repertório especial para essa turnê, com peças da música clássica brasileira, mexicana e mundial. "Queria mostrar um programa variado e que pudesse exibir toda a capacidade da OSX", explica.
Primeira parte:
"Passacaglia" (1977),do compositor brasileiro, Marlos Nobre (1939).
"Redes", do mexicano Silvestre Revueltas (1899-1940), para o filme de mesmo nome.
Segunda parte:
"Prelúdio para a tarde de um fauno", do compositor francês Claude Debussy (1862-1918).
"Suíte da ópera O Cavalheiro da Rosa", do compositor alemão Richard Strauss (1864-1949).

SERVIÇO:
Programação

Rio de Janeiro - QUARTA 12/10
Concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro - 18h; Entrada Franca.- Censura Livre

Concerto de Música da Câmara na Igreja da Candelária ? 13/10, 18h30; Entrada Franca - Censura Livre

Website: https://www.facebook.com/turnebrasil2016/