Releases 29/01/2019 - 14:13

Conceito de leads e formas de conquistá-los


São Paulo, SP--(DINO - 29 jan, 2019) - Um dos maiores desafios de uma empresa é conquistar novos clientes. Entender o comportamento do público-alvo da empresa, seus gostos e hábitos, facilita essa abordagem. Toda vez que o vendedor desperta um interesse de um possível consumidor, esse se torna um lead, ou seja, uma pessoa que possui interesse na empresa ou marca, mesmo que ainda não tenha adquirido nenhum produto. A pessoa entra em contato com a empresa para buscar informações e saber mais sobre os produtos, ou seja, possui interesse.

Porém, de acordo com um estudo da VB Marketing, mais de 50% dos usuários que entram em contato com empresas não são respondidos. É uma grande perda de leads e de oportunidades de venda. "Trabalhar bem esse tipo de contato é essencial para aumentar a base de clientes. Cativá-lo com um bom atendimento e informações reais sobre os produtos e serviços, é um bom caminho para tornar esses interessados em clientes reais", afirma Marcelo Eskenazi, sócio da Gráfica Online Eskenazi (www.LojaGraficaEskenazi.com.br), um exemplo de empresa que se preocupa com a captação de leads. A gráfica está no mercado há mais de 60 anos.

Pode-se identificar um lead através do preenchimento de dados no site da empresa para receber alertas e informações e assinatura de newsletter. Porém, é preciso lembrar que há diferenças importantes entre os usuários - assim como há várias maneiras de classificá-los:

Classificação de usuários - quando eles se tornam um lead?

Visitante

O termo visitante é utilizado para os usuários que acessam o site ou vão até a loja física apenas uma ou duas vezes. Ou seja, não são visitas frequentes, mas já tiveram contato com a empresa. O visitante é o primeiro contato para que uma pessoa se torne um possível lead, pois ela demonstrou interesse no negócio, mesmo que brevemente.

Inscritos e leads

Quando uma pessoa visita a loja virtual de uma empresa e se inscreve para receber notificações e newsletter, geralmente, significa que ela gostou dos produtos e possui interesse em saber mais. Ela é considerada um inscrito.
Ao se inscrever para saber das novidades, os inscritos demonstram ser leads em potencial.

Os leads são usuários que já conhecem os produtos da marca e que possivelmente já entraram em contato com a empresa. Ou seja, a empresa possui e-mail ou telefone da pessoa, possibilitando a divulgação de novos produtos ou descontos.

Ter o contato da pessoa significa que ela deu autorização para que a empresa entrasse em contato com ela se necessário. Talvez ela até mesmo espere que isso aconteça com frequência, para ficar antenada no que acontece na marca. É preciso aproveitar a chance do contato e fazer com que o lead se torne um cliente, quem sabe até um dos fiéis.

Basicamente, o lead é um usuário que já considera contratar os serviços da empresa, mas que ainda busca informações a respeito da marca e do produto antes de efetuar a compra.

Como conquistar leads

Para cativar possíveis clientes, é necessário criar estratégias de captação. Entre elas:

Landing page

Em tradução livre, landing page significa página de aterrisagem. É onde o cliente irá "aterrissar", seu primeiro contato com a empresa. O único objetivo da página é captar novos clientes.

Por isso, é importante ter em mente alguns critérios para a criação da página: é preciso ter um breve texto explicando o que é a página, uma imagem de fácil absorção e entendimento, formulário para o usuário preencher seus dados, e em troca, oferecer descontos, e-books, white pappers, infográficos, apostilas, entre outras coisas. A Gráfica Online Eskenazi trabalha com duas landing pages: a página do Clube do Desconto e do Kit de Amostras grátis .

A primeira adiciona o novo contato em um mailing que recebe periodicamente descontos especiais em produtos gráficos. Já a página do kit solicita o envio gratuito de uma pasta com diversos impressos que exemplificam e ilustram como utilizar o marketing impresso na divulgação de seu negócio.



Website: http://www.lojagraficaeskenazi.com.br