Releases 13/06/2013 - 07:28

Maersk Container Industry une-se à ONU para combater o desperdício mundial de alimentos


TINGLEV, Dinamarca, 13 de junho de 2013 /PRNewswire/ -- A Maersk Container Industry juntou-se à iniciativa SAVE FOOD (Economize Alimentos) das Nações Unidas para ajudar a tornar a logística internacional de alimentos mais eficiente.


"Os alimentos não devem ser desperdiçados, mas muitas vezes o são, e nós acreditamos que nossas tecnologias podem ajudar a melhorar a cadeia logística de alimentos", diz Peter K. Nymand, CEO da Maersk Container Industry, MCI.


Robert van Otterdijk, líder da equipe no programa SAVE FOOD, afirma: "Usando a tecnologia de refrigeração adequada para melhorar as condições de armazenagem e transporte de alimentos colhidos pode-se ter um impacto significativo na redução de perdas de alimentos e resíduos."


Para visualizar o Comunicado à Imprensa Multimídia, por favor, clique:


http://www.multivu.com/mnr/61920-UN-maersk-container-industry-combat-food-waste


A organização para alimentação FAO da ONU, sob a qual a SAVE FOOD se organiza, estima que globalmente até 50% das frutas e legumes se perdem entre a fazenda e a mesa. O transporte e a distribuição podem representar entre 5% e 20% da perda dependendo da região específica do mundo.


Tecnologias como Star Cool CA e AV+ são utilizadas para controlar a temperatura, umidade, fluxo de ar e composição do ar de um contêiner de refrigeração. Isso permite transportes mais longos e melhores cuidados para frutas e legumes.


Como parte da SAVE FOOD, a MCI e outras empresas na indústria de alimentos vão compartilhar conhecimentos. A SAVE FOOD vê os benefícios de compartilhar o conhecimento em toda a cadeia logística de alimentos, onde ações em um elo, invariavelmente, afetam o próximo.


"A comida é perdida ou desperdiçada em todos os elos da cadeia de valor alimentar, inclusive no transporte e distribuição. Uma forma de melhorar é compartilhar conhecimento entre todos os elos da cadeia de valor alimentar", diz Robert van Otterdijk da SAVE FOOD da ONU.


Fatos:


No caminho do campo à mesa na Europa ou na América do Norte perde-se até 50% de todas as frutas e produtos. A distribuição e transporte neste caso são responsáveis por cerca de 5% desta perda.(Fonte: relatório da FAO "Perdas globais de alimentos e desperdício de alimentos")


FAO:


"As perdas de alimentos nos países industrializados são tão elevadas como nos países em desenvolvimento, mas também em países em desenvolvimento mais de 40% das perdas de alimentos ocorrem em níveis pós-colheita e de processamento, enquanto que nos países industrializados, mais de 40% das perdas de alimentos ocorrem nos níveis de varejo e consumo."(Fonte: relatório da FAO "Perdas globais de alimentos e desperdício de alimentos", página III.6)


Link de pesquisa: relatório da FAO sobre Perdas globais de alimentos e desperdício de alimentos: http://www.fao.org/docrep/014/mb060e/mb060e00.pdf


Dicas para os agricultores: Melhore sua colheita!Este é um link para a página inicial do UC Davis Postharvest Technology Center:http://postharvest.ucdavis.edu/libraries/publications/


Iniciativas da MCI até o momento:


Abril de 2013: a MCI sedia a conferência de especialistas em refrigeração sobre o manuseio ideal de frutas e legumes. Os palestrantes principais foram as especialistas em pós-colheita Marita Cantwell e Beth Mitcham da Universidade da Califórnia, Davis, EUA. O principal conselho em quase todos os casos foi tomar um cuidado especial no momento da colheita e depois garantir o controle preciso da temperatura.


Novembro de 2012: a associação Asoex de exportadores de frutas do Chile e a MCI assinam um memorando de entendimento para troca de conhecimento e otimização do uso de tecnologias como a Star Cool Controlled Atmosphere (CA) e a Automated Ventilation (AV+), que podem, por exemplo, estender os embarques de abacates, reduzindo assim a pressão de pico da época de colheita. Para áreas tropicais, a CA permite carregamentos de banana por 45 dias contra os cerca de 25 dias de antes.


Informações para a mídia e os jornalistas:Por favor, acesse http://www.mcicontainers.com para ver a biblioteca de fotos e clipes de vídeo e filme da empresa MCI em versões chinesa, inglesa ou dinamarquesa:http://www.mcicontainers.com/AboutUs/Companymovies/Pages/Companymovie-English.aspx


Sobre a MCI:A Maersk Container Industry (MCI) é apenas a maior produtora mundial de máquinas de refrigeração e contêineres de refrigeração ("reefers"). A MCI fabrica para uma variedade de linhas de transporte e empresas de leasing. A P&D, vendas e administração central da MCI localizam-se na Dinamarca. Com uma nova fábrica de reefer de US$ 170 milhões no Chile entrando em funcionamento, a MCI terá no início de 2014 cerca de 7.000 funcionários na China, Chile e Dinamarca. De acordo com testes independentes dos clientes, os reefers Star Cool da MCI são atualmente os mais eficientes energeticamente do mundo. Para mais informações, por favor, visite http://www.mcicontainers.com.


FONTE MCI

FONTE MCI