Releases 15/10/2015 - 14:39

Diversão no trabalho gera produtividade: entrevista com o empresário Flavio Maluf


(DINO - 15 out, 2015) - Com o objetivo de ter funcionários trabalhando com maior produtividade, algumas empresas estão imitando os serviços e práticas de trabalho adotadas em empresas como Google Inc e o Facebook Inc. Outros setores da indústria estão adotando as políticas para empregados, expandindo a noção criada no Vale do Silício.

Flavio Maluf, empresário brasileiro, comenta que as vantagens dessas mudanças se dão quando empresas e setores que não possuem tanto apelo conseguem contratar profissionais que se desempenham melhor. As melhorias têm sido de milhões para oferecer melhores escritórios e algumas vantagens para os funcionários.

As grandes empresas de tecnologia já usam escritórios com diferenciais de diversão e entretenimento para atrair os novatos e garantir boa produção. Indústrias e escritórios de outras áreas se encontram com designer de ambientes para criar escritórios diferenciados e amenidades atrativas, demonstrando uma grande procura por esse tipo de diferencial e de tornar o ambiente de trabalho mais atrativo e produtivo, comenta Flavio Maluf.

O fundador da WorkWell Partners, Scott Lesizza, comentou que grande parte dos seus novos clientes o procuram e tem a Google como exemplo de ambiente descontraído de trabalho, no entanto, a ambição desses empresários diminuem quando os preços são relevados e os custos são ditos. Para o diretor de contratação e de recursos humanos do Google, Laszlo Bock, as empresas não entenderam que não é apenas um ambiente descontraído, as metas e como a empresa funcionam também ajudam para adquirir a confiança dos funcionários.

Dados recolhidos em 2013 pela Sociedade para Administração em Recursos Humanos apontam que mais de 11% das empresas ligadas a questão de resíduos oferecem salgadinhos e bebidas gratuitas para seus empregados. E o número sobre para 16% quando a empresa trabalhava com lavagem a seco, comenta Flavio Maluf.

Os escritórios da Alterra LLC, uma gigante do ramo de combate às pragas, expandiu a ideia para quadras de basquete, televisores gigantes e um simulador de golf. Além disso, a empresa conta com trailers de comida todos os meses para oferecer almoços aos funcionários e geladeiras com garrafas de água de uma marca que acreditam conter vitaminas e antioxidantes.

Os gerentes da Alterra valorizam seus funcionários e também desejam que eles trabalhem mais motivados, explicou Flavio Maluf. Garret Swenson trabalha na empresa há 30 anos, elogiou a atitude dos superiores e disse que sentia que trabalhava na melhor empresa do ramo de pragas que existe. Fala que demonstra que tais investimentos nas empresas ajudam de verdade a motivar os funcionários, pois como analisou o próprio vice-presidente da Alterra, David Royce, a questão é deixar o funcionário feliz e ter um aumento da produtividade.

Baseado nessa lógica, David Royce afirmou que a Alterra gasta cerca de 10% com mimos a funcionários, como comidas e eventos. Os gestores afirmam que está sendo lucrativo, pois funcionários que vieram das empresas concorrentes ajudaram a garantir um aumento de 70% nas vendas no primeiro ano e cerca de 95% dos mesmos funcionários passam mais um ano na empresa. Dados que demonstram um crescimento e produtividade, afirma Flavio Maluf.
Website: http://flaviomaluf.com/