Belo Horizonte, MG--(
DINO - 16 out, 2015) - Utilizado inicialmente, ainda nos anos 50, como naves espiãs, os Drones, Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs), ficaram conhecidas como ferramentas para fins militares. Entretanto, com o passar dos anos ganharam novas funções, sendo utilizados em filmagens de casamento a monitoramento de áreas urbanas e rurais.
No agronegócio, os drones tem facilitado e auxiliados produtores e pecuaristas no monitoramento de pragas e rebanhos com coleta de dados precisa, em um curto espaço de tempo, facilitando a tomada de decisões e reduzindo prejuízos.
Usado na agricultura para a coleta de informações da lavoura, por meio de sensores embarcados nas aeronaves, é possível mapear todo o cultivo, levantando elementos precisos sobre a plantação. Tais informações permitem que o agricultor acompanhe o crescimento médio das plantas, verifique os espaços mal aproveitados, as áreas com falta ou excesso de água, os pontos de retenção de calor, além de realizar o controle de temperatura, umidade e velocidade do vento.
Os drones também são utilizados para identificação e controle de pragas e, em alguns casos, até mesmo para a dispersão de suplementos agrícolas. Na pecuária, é possível realizar o monitoramento à distância do rebanho, controle de manada e contagem de cabeças de gado em uma determinada área.
No Brasil, mesmo sendo pratica embrionária, e necessitar de tecnologias mais avançadas, as ARPs, no agronegócio, em 2014, representou uma fatia de 21,3% do PIB nacional. Mas é preciso ter cautela, o uso de equipamentos não adequados pode trazer perdas significativas e não corresponder ao investimento.
Sem dúvida alguma os drones, se tornaram ferramentas facilitadoras para o agronegócio, mas sua utilização precisa ser bem planejada, com profissionais qualificados para o manuseio dos equipamentos, objetivando bons resultados e evitando futuros acidentes.
Guilherme Augusto Dias Reis
Gerente de projetos
Eagle Soluções Integradas
Eagle Soluções Integradas
A Eagle Soluções Integradas nasceu após três anos de muita pesquisa e importação de novas tecnologias, trabalhando com foco no desenvolvimento de soluções customizadas e específicas para cada segmento. A empresa desenvolve soluções em softwares para Drones e ARPs (Aeronaves Remotamente Pilotadas).
Com atuação em todo o território nacional, a Eagle possui escritórios em Belo Horizonte no bairro Savassi, e em São Paulo no bairro Itaim Bibi.
Entre em contato:
www.eaglesi.com.br, Tel.: (31) 2532-2450 e (11) 3198-3650.