Releases 21/07/2015 - 15:47

BRL Trust Investimentos traz o assunto do momento: Nokia retornará ao mercado em 2016.


(DINO - 21 jul, 2015) - Nos últimos dias, a BRL Trust Investimentos vem reportando a volta da marca Nokia, que eclodiu no mundo de telefones móveis na década de 90. Aqui no Brasil, ficou conhecida pelo celular com o jogo da serpente, que virou febre nacional.

Há alguns meses, especulava-se que a marca finlandesa planejava retornar ao mercado de smartphones, mesmo após a sua venda para a empresa Microsoft em 2013. E de fato, cita a BRL Trust Investimentos, que a partir do quarto trimestre de 2016 os celulares Nokia voltarão e certamente com muitas novidades, segundo o CEO Rajeev Suri.

Mas não há tanta surpresa assim. Quem teria dúvidas ainda de que uma das maiores marcas de aparelhos tecnológicos desistiria? O próprio site da Nokia diz: "Com nossa vasta experiência em conectar pessoas, estamos prontos para o novo mundo da tecnologia". Isso mostra que a Nokia, com todo o seu grande portfólio, tem muito ainda que mostrar no mundo tecnológico.

2013: Microsoft compra Nokia

Depois de anos de prejuízos, com quedas muito significativas nas vendas, noticiou-se pelo mundo - e também a BRL Trust - a compra da marca Nokia pela Microsoft. Antes disso houve ainda tentativas de reverter o quadro com lançamentos de aparelhos com o sistema Windows Phone, da Microsoft, porém os resultados não foram suficientes para sair da crise.

Então, numa transação de R$ 17 bilhões, a Nokia encontrou sua luz no fim do túnel. A empresa, que na época, vinha com os modelos Lumia e Asha, usando o sistema Windows Phone, permitiu a entrada da Microsoft para usar seu nome no vasto mundo tecnológico dos smartphones.

Mas a negociação tem por trás alguns adendos que apesar de surpreender, também deixou muita gente intrigada. No acordo feito entre as empresas, foi afirmado que nenhuma outra poderia usar a marca Nokia, além da Microsoft, até o fim desse ano (2015). O que deixou uma ponta de esperança de que a grande finlandesa não sairia de cena assim tão fácil.

E assim será. A BRL Trust Investimentos reporta ainda que a empresa não retomará a fabricação de aparelhos e serviços vendidos para a Microsoft. Apenas está em busca de parcerias para o relançamento da marca no mercado.

O que informa a BRL Trust Investimentos é que essa volta funcionará com licenciamento de marca. A empresa negociará com terceiros que atuarão na fabricação dos aparelhos, assim como na criação de serviços de atualização de softwares, suporte ao cliente e apoio nas vendas e no marketing. O que nos dias atuais tem dado muito certo no meio dos negócios.

Para os Nokia"s fans essa notícia deixa um ar de ansiedade, porque afinal de contas, a marca mundialmente conhecida por inovação e por se diferenciar de todas as outras no mercado, adotando sistemas únicos, trará algo novo e diferenciado.

Segundo notícia da BRL Trust Investimentos, para quem não se agrada do OS Android, por exemplo, pode esperar um novo sistema operacional para ganhar muito espaço nessa concorrência.

"With our deep experience in connecting people we are ready for a new world of technology." - Nokia Company