(
DINO - 29 jan, 2016) - ? Crescimento de 1,1% da receita de negócios internacionais em moeda corrente na comparação com o trimestre anterior
? Crescimento de 4% dos negócios Digitais em relação ao trimestre anterior, contribuindo com 13,7% da receita
? Lucro líquido de US$ 926 milhões, crescimento de 6% na comparação com o mesmo período do ano passado
A Tata Consultancy Services (TCS), empresa líder em soluções de negócios, consultoria e serviços de TI, divulga seus resultados financeiros consolidados de acordo com o IFRS (International Financial Reporting Standards) relacionados ao trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2015.
Destaques financeiros no trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2015
? Adição de 22.118 novos funcionários
? Total de 344.691 funcionários
? Percentual de horas produtivas de 84,9% (excluindo trainees) & 80,9% (incluindo trainees)
? Número de clientes com faturamento superior a US$100 milhões foi acrescido de um, totalizando 34
? Número de clientes com faturamento superior a US$20 milhões foi acrescido de dois, totalizando 173
Comentando o desempenho em Q3, N Chandrasekaran, CEO, diz que "todos os nossos segmentos de indústria mostraram crescimento em um trimestre tradicionalmente fraco que também sofreu o impacto das inundações em Chennai. Nossos negócios internacionais têm crescido em moeda corrente com América do Norte e Europa abrindo caminho entre os principais mercados e com a América Latina liderando entre mercados em crescimento".
Mr Chandrasekaran acrescenta que "os negócios digitais continuarão sendo o foco principal para a empresa em 2016, à medida que nossos clientes reagem à concorrência na economia global impulsionados por insights em tempo real. Com 13,7% de nossas receitas provenientes dos negócios digitais e com esse segmento crescendo a um ritmo superior contínuo, a TCS tem desempenhado um papel relevante em parceria com os clientes".
Rajesh Gopinathan, CFO, explica que "em um trimestre desafiador com oscilação cambial significativa, e outros obstáculos, conduzimos nossas operações com rigor e disciplina para alcançar uma margem confiável e produzimos um excelente fluxo de caixa".
O resultado no terceiro trimestre foi equilibrado, sendo que todos os segmentos da indústria mostraram crescimento contínuo, com Ciências da Vida & Saúde, Manufatura e Alta Tecnologia abrindo o caminho. Europa e América do Norte lideraram nos principais mercados, enquanto América Latina e região Ásia-Pacífico foram líderes nos mercados em crescimento. Entre as linhas de serviços, Infraestrutura e BPS ficaram à frente.
Principais conquistas
? Selecionada por um grande banco global para promover a transformação da Gestão de Aplicações e Prestação de Serviços em uma iniciativa plurianual, visando otimizar as operações.
? Escolhida por um importante fabricante europeu como parceira estratégica para prestar suporte a aplicações de vendas, RH, finanças e operações na América do Norte e na América Latina.
? Selecionada por um importante varejista de supermercados no Reino Unido para promover a transformação dos serviços de Garantia de Qualidade e Gestão Ambiental.
? Selecionada por uma grande companhia aérea europeia como parceira para promover a transformação da infraestrutura, padronizar e aprimorar os serviços prestados ao usuário final e operações em todas as linhas de negócios.
? Selecionada por importantes empresas de mídia digital e publicidade da América do Norte como parceira estratégica para acelerar o crescimento das operações de publicidade on-line, gerenciar campanhas e ambientar clientes.
? Prestigiada por um dos maiores prestadores de serviços públicos da Europa com um acordo plurianual para oferecer serviços de BI & Análise, explorando Big Data e mobilidade.
? Participação em uma parceria estratégica com uma grande empresa de seguro de vida norte-americana para oferecer Serviços de Gestão de Aplicações completos.
? Prestigiada por um importante banco da América Latina com um acordo de serviços para transformar as operações de TI e de negócios.
? Escolhida por um importante banco da América Latina para transformar completamente os impactos do data center, permitir a padronização das operações e alinhar a estratégia de crescimento dos negócios na região.
Principais conquistas em Serviços e Soluções Digitais
? Participação na jornada digital de um fabricante de automóveis para transformar a experiência dos clientes em carros conectados.
? Selecionada por uma importante seguradora para transformar a experiência de clientes e agentes, desenvolvendo uma solução multicanal interessante.
? Selecionada por uma importante empresa europeia na área de Ciências da Vida para transformar as operações de monitoramento de segurança dos produtos, utilizando insights analíticos a partir dos dados provenientes dos canais sociais.
? Selecionada por um grande fabricante de automóveis para proporcionar uma iniciativa única de robótica para a linha veículos híbridos e aumentar o conforto dos clientes.
? Contratada por uma empresa global de mídia e informações para prestar serviços de design para gamificação social da experiência dos clientes e impulsionar a adoção dos produtos;
? Três clientes globais selecionaram a TCS para implantar o produto TCS Active Archive? e permitir o acesso rápido sob demanda a dados corporativos arquivados.
? Contratada por um grande banco indiano para reinventar a experiência dos usuários do banco digital.
TCS BaNCS
? Uma importante empresa asiática escolheu a plataforma BaNCS para conduzir as operações nas Américas.
? Dois grandes bancos da África do Sul escolheram a plataforma TCS BaNCS Insurance para administrar os negócios de seguro de vida e geral.
? Uma grande instituição de gestão patrimonial selecionou a plataforma BaNCS para desenvolver soluções digitais.
? Uma grande instituição europeia de infraestrutura de mercados escolheu a TCS BaNCS para substituir seu sistema de compensação e liquidação.
ignioTM
A plataforma de automação neural da TCS está registrando adoção crescente entre os clientes:
? Uma importante empresa norte-americana de energia escolheu a ignioTM para criar uma fundação para transformação tecnológica.
? Uma grande indústria farmacêutica global da América do Norte escolheu a ignioTM para melhorar a eficiência das operações do data center.
? Uma grande empresa global do setor automotivo está implantando a ignioTM como uma camada de inteligência ao longo de todo o ambiente de TI para garantir visibilidade completa e automatizar as operações.
? Um grande grupo global de companhias aéreas escolheu a ignioTM para ajudar a otimizar a qualidade dos serviços de TI.
Inovação e Propriedade Intelectual
Até 31 de dezembro de 2015, a empresa solicitou 2.536 patentes, incluindo 90 requeridas no trimestre. Até o momento, a companhia recebeu 302 patentes.
Recursos Humanos
A companhia continua contratando para apoiar o crescimento dos negócios. Houve uma adição bruta total de 22.118 pessoas (adição líquida de 9.071 funcionários), o que elevou a força de trabalho total para 344.691 funcionários em uma base consolidada. A taxa de pedidos de demissão nos últimos 12 meses (LTM) caiu para 15,9%.
"Nossos esforços para elevar o nível de retenção de funcionários está tendo efeito, com a taxa de pedidos de demissão caindo no terceiro trimestre. As iniciativas de contratação continuam apoiando o forte crescimento dos negócios e seguiremos investindo no desenvolvimento de competências digitais, com mais de 70.000 TCSers em formação em novas tecnologias este ano", analisa Ajoy Mukherjee, vice-presidente executivo e chefe global de Recursos Humanos.
Prêmios e reconhecimentos
Liderança empresarial
- Prêmio Asia IP Elite 2015 da Intellectual Asset Management (IAM)
- Prêmio CII Industrial Intellectual Property 2015
- Aegis Graham Bell Awards 2015 na categoria 'mHealth'
- TCS China ficou entre os 10 Principais Provedores Globais de Serviços de 2015
- TCS Hungria recebeu o University Cooperation Excellence Award
Parceiro:
- Oracle Excellence Award como Parceiro Especializado do Ano:
o Ásia-Pacífico na indústria de telecomunicações
o América do Norte e Ásia-Pacífico em solução de sistemas de engenharia
- Parceiro GSI do Ano FY16 na Dell World 2015
Sustentabilidade:
- Dow Jones Sustainability Index 2015
Liderança:
N Chandrasekaran:
- Qimpro Platinum Standard Award 2015 (Negócios)
- Business Today"s Best CEO 2015 (IT & ITEs)
Declarações consolidadas condensadas não auditadas de lucro abrangente para o período de três meses encerrado em 31 de dezembro de 2014, 30 de setembro de 2015 e 31 de dezembro de 2015 (em milhões de dólares norte-americanos, exceto para dados sobre ações)
Período de três meses encerrado em 31 de dezembro de 2014 Período de três meses encerrado em 30 de setembro de 2015 Período de três meses encerrado em 31 de dezembro de 2015
Receita 3.931 4.156 4.145
Custo da receita 2.168 2.318 2.305
Margem bruta 1.763 1.838 1.840
Despesas SGA (Selling,General, Administrative) 700 713 738
Receita operacional 1.063 1.125 1.102
Outras receitas (despesas) líquidas 101 103 106
Lucro antes dos impostos 1.164 1.228 1.208
Impostos sobre lucro 280 296 280
Lucro descontados os impostos 884 932 928
Participação minoritária 11 6 2
Lucro líquido 873 926 926
Ganho por ação em USD 0,45 0,47 0,47
Declarações consolidadas condensadas não auditadas de posição financeira
em 31 de março de 2015 e 31 de dezembro de 2015
(em milhões de dólares norte-americanos)
31 de março de 2015 31 de dezembro de 2015
Ativos
Propriedades e equipamentos 1.849 1.765
Ativos intangíveis e goodwill 628 592
Contas a receber 3.266 3.455
Receitas não faturadas 612 615
Investimentos 280 1.273
Caixa e equivalentes 298 355
Outros ativos correntes 3.399 3.232
Outros ativos não correntes 1.667 1.432
Total de ativos 11.999 12.719
Passivo e patrimônio líquido
Capital próprio 9.185 10.265
Empréstimos de longo prazo 18 13
Empréstimos de curto prazo 39 14
Outros passivos correntes 2.306 2.077
Outros passivos não correntes 305 307
Participação minoritária 146 43
Total de passivos 11.999 12.719